Covid-19: Com Sertão na fase laranja, Inhapi autoriza funcionamento de academias

De acordo com o Plano de Distanciamento Social Controlado do Governo do Estado  atividade só estaria autorizada na fase amarela

Agência Brasil

A prefeitura de Inhapi publicou na edição desta quarta- feira, 12, do Diário Oficial dos Municípios, o decreto nº31/2020, que autoriza o funcionamento de academias e centros de ginástica. Contudo, Inhapi continua na fase laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado do Governo do Estado e tais atividades só seriam permitidas na fase seguinte, a amarela.

De acordo com o decreto municipal (nº31/2020) os usuários deverão realizar agendamento prévio para que seja controlado a limitação da quantidade de pessoas que entram nos espaços, que poderão funcionar das 5h30 às 21h, com até 50% de sua capacidade. Ainda de acordo com a prefeitura os usuários só poderão permanecer nos espaços pelo tempo máximo de uma hora.

Reprodução

Decreto Inhapi

Em contato com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), responsável por elaborar o plano, o Alagoas24Horas foi informado que tal medida contraria o preconizado no documento, mas que não tem autonomia para responder quais providências serão adotadas, já que é o Gabinete Civil a secretaria que está em constante diálogo com os municípios e com a Secretaria de Segurança Pública, para fiscalização de possíveis irregularidades.

Nossa redação pediu esclarecimentos ao Gabinete Civil, mas até o momento da publicação da matéria não obteve retorno.

O prefeito José Cícero Vieira se manifestou em relação as indagações e respondeu que Inhapi é um dos municípios com menor número de casos no alto sertão de Alagoas e que vem realizando diversas ações de sanitização nos estabelecimentos, inclusive com barreiras sanitárias nas entradas da cidade.

O gestor ressaltou também a quantidade de restrições trazidas pelo decreto, como garantir espaço de 30m² por cliente e distância mínima de dois metros entre usuários e que as duas academias que existem na cidade não possuem sistema de condicionamento de ar, o que seria menos perigoso na transmissão do vírus.

José Cícero Vieira afirmou ainda que a decisão se baseou em estudos de níveis de segurança e caso perceba aumento do número de casos, fará outro decreto suspendendo essas atividades, contudo, ele não esclareceu o motivo de descumprir as orientações do governo estadual e esperar pela entrada no município na fase amarela.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos