Volta às aulas em Manaus: máscara gigante e deboche de alunos viram memes

Publicações viralizaram em redes sociais após o retorno das aulas presenciais na capital do Amazonas, nessa segunda (10). Secretaria de Educação diz que vem orientando estudantes e professores sobre medidas protetivas.

Reprodução / Redes Sociais

Tamanho de máscara distribuída pelo governo gerou meme nas redes sociais

volta de aulas presenciais na rede pública estadual de Manaus, capital do Amazonas, foi marcada por deboche de alunos e fotos e memes compartilhados em redes sociais.

O uso de máscaras, por exemplo, não foi seguido corretamente. Alguns estudantes utilizaram o item de proteção — essencial na prevenção contra a Covid-19 — para cobrir o rosto ou parte dele, como os olhos, e não sobre o nariz e a boca, como recomendado.

Um estudante também fez um meme com o tamanho da máscara fornecida pelo governo do Estado, que chega a cobrir todo o rosto do menino. Num outro post, um flagra: uma estudante fazendo a sobrancelha de outra, desrespeitando o distanciamento estabelecido para o retorno dos estudantes.

Uma montagem mostrando a expectativa e a realidade do retorno também foi feita. Na parte ideal, alunos cumprindo o distanciamento e esperando para lavarem as mãos nas pias instaladas pela Secretaria de Educação e Desporto (Seduc). Já na realidade, alunos aglomerados durante o intervalo e uma multidão agrupada na saída de uma das escolas da capital.

As aulas presenciais retornaram nessa segunda-feira (10), após 146 dias suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. O Amazonas foi o primeiro estado do país a retomar as atividades nas escolas públicas.

A volta ocorre após a capital sofrer, entre os meses de abril e maio, com colapsos no sistema de saúde e no sistema funerário por conta da pandemia de Covid-19, que já infectou mais de 107 mil pessoas e matou mais de 3 mil em todo o Estado. Em junho, com a redução de casos e mortes diárias, o Governo começou a permitir, de forma gradual, a reabertura do comércio e das escolas privadas.

Ao G1, a Seduc afirmou que os alunos e professores estão sendo orientados sobre o uso correto da máscara. Já sobre a aglomeração do lado de fora da escola na montagem citada, a secretaria explicou que, apesar de conscientizar sobre a importância do distanciamento, não é responsável pelas aglomerações em frente às unidades de ensino.

“[…] Durante todo o processo de retorno às aulas presenciais, as equipes da Secretaria de Educação são responsáveis pela orientação da necessidade do uso correto das máscaras e obrigatoriedade da mesma dentro da sala de aula. Não é permitida a entrada de estudantes sem máscara. […] Quanto às normas de distanciamento dentro das escolas, todas as as unidades estão sinalizadas e orientadas a evitar aglomerações inclusive com as quadras esportivas e áreas comuns fechadas. Em relação a área externa da escola, a Secretaria de Educação também orienta a necessidade de evitar aglomerações na frente da escola, mas não é responsável pelos estudantes a partir da saída”, diz a nota.

O infectologista Marcus Lacerda concedeu entrevista ao G1, em julho, sobre o cumprimento das medidas dentro das escolas, quando foi autorizada a reabertura das unidade particulares. Na época, ele afirmou que é natural que, dentro das escolas, nem todas as diretrizes sejam adotadas por completo, principalmente pelos mais jovens.

Reprodução / Redes Sociais

Aluna tira a sobrancelha de outra durante as aulas

“São diretrizes. Obviamente que, na prática, não vão funcionar 100%, tem coisas que as escolas não vão conseguir controlar. Mas, se as escolas fizerem tudo que é recomendado para evitar aglomerações e contato entre os alunos, é suficiente para evitar o contágio da Covid-19”, afirmou.

Segundo ele, não há, por ora, um estudo que comprove um aumento de casos com o retorno das atividades escolares. “Tem experiências de outros países da Europa e até mesmo a própria China, onde iniciou o surto de Covid-19, que já voltaram gradualmente com as mesmas medidas indicadas aqui em Manaus. Até o momento, não há informação de que esse retorno foi responsável por aumento de casos ou uma segunda onda da doença, ou que coloque a vida dos jovens e funcionários em risco”, disse.

Protocolos adotados nas entradas das escolas

Segundo o Governo do Amazonas, o procedimento de entrada nas escolas inclui aferição de temperatura, higienização dos sapatos, em um tapete sanitizante, e das mãos, junto ao totem de álcool em gel. As medidas visam evitar a disseminação do novo coronavírus.

No interior das unidades, os estudantes passaram a usar as carteiras sinalizadas, com distância de 1,5 metro umas das outras. O protocolo de distanciamento é obrigatório em todas as dependências da escola, inclusive banheiros.

Protestos de professores e alunos

Em protesto contra o retorno, um grupo de estudantes fixou cruzes em frente à sede do Governo do Amazonas, em Manaus, na manhã desta terça-feira (11). O ato teve início por volta das 8h30 e contou com representantes do Associação Sindical dos Professores de Manaus (Asprom), que deflagrou greve de professores na segunda (10), e integrantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Dezenas de cruzes foram colocadas no gramado da rotatória como forma de representação pelas mortes causadas pela Covid-19. Além das cruzes, uma placa com a frase “Escola fechada, vidas preservadas” foi estendida no local.

Reprodução / Redes Sociais

Meme mostra diferenças entre a expectativa e a realidade do retorno

Fonte: G1 AM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos