Agendamento Já! auxilia retomada segura dos atendimentos à população

Ferramenta tem fácil usabilidade e vem dando suporte à prestação de serviços em órgãos como Detran e Instituto de Identificação

Ascom

Nesse período de retomada dos atendimentos ao público durante a pandemia de coronavírus, a máxima de que todo cuidado é pouco continua norteando os trabalhos dos órgãos e secretarias do Estado de Alagoas. É justamente por isso que alguns deles têm contado com o auxílio de uma ferramenta que vem ajudando a garantir uma prestação de serviços segura à população: o Agendamento Já!.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o sistema de agendamento eletrônico é de fácil usabilidade e agora está disponível para quem busca os serviços de órgãos como o Instituto de Identificação (sede), do Detran e do SINE Jaraguá.

“Antes da pandemia, a plataforma vinha modernizando esse processo de experiência do usuário nas Centrais Já!. Agora, nesse momento que pede o respeito ao distanciamento social e a proteção redobrada à saúde de todos, o sistema ganhou ainda mais importância e estamos direcionando esforços para que ele continue dando o suporte necessário aos postos de atendimento que estão retornando com os serviços presenciais”, explica o superintendente da SAC, Alexandre Norberto.

Chefe Administrativa do Instituto de Identificação, Shirley Araújo conta que a ferramenta, além de facilitar a vida da população, foi indispensável pra que o retorno dos atendimentos no Instituto de Identificação, que tem uma grande demanda para a emissão de Carteira de Identidade, fosse possível.

“Com o cidadão sabendo o seu dia e horário marcado, não precisa mais enfrentar longas filas e tem a possibilidade de se organizar, uma vez que ele mesmo é quem escolhe as datas. Além disso, o órgão tem controle da quantidade de pessoas e de tempo nos atendimentos, ou seja, a rotina de trabalho e os serviços ficam igualmente distribuídos no período”, pontua Shirley.

MAIS PLANEJAMENTO E SEGURANÇA

No Detran, não tem sido diferente. De acordo com a chefe de Articulação Regional do órgão, Ana Fábia, o Agendamento Já! viabiliza um planejamento mais assertivo para os atendimentos e isso tem sido o diferencial no período de retomada.

“O sistema está sendo fundamental. O Detran tem uma demanda de atendimento presencial muito alta, mas a pandemia exige que haja um distanciamento e uma análise em relação à capacidade de atender. O sistema propicia esse planejamento. O gestor pode adequar a quantidade de pessoas com o espaço físico, seguindo os protocolos de segurança, e isso é fundamental não só durante a pandemia, mas no pós também, porque a organização pública precisa de projetos como esse”, afirma Ana.

Segundo o superintendente da SAC, o sistema também deverá ser o canal utilizado para os cidadãos que precisarem dos serviços disponíveis nas Centrais Já! quando o atendimento for restabelecido nas unidades. Ele destaca o papel prático e também de modernização que o sistema vem cumprindo junto aos órgãos.

“A pandemia e as decorrentes orientações sanitárias de afastamento social impuseram a toda a Administração Pública uma nova concepção a respeito de como deve acontecer o atendimento presencial. O Agendamento Já! tem funcionado como padronizador nesse sentido, pautado por valores de transparência, isonomia, segurança e respeito ao contribuinte, bem como pela entrega de serviços públicos com comodidade, conforto e urbanidade”, complementa Alexandre.

Para acessar o site e agendar o atendimento nos órgãos disponíveis, basta digitar agendamento.seplag.al.gov.br e fazer o login com o seu CPF ou realizar um breve cadastro na plataforma.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos