Familiares de reeducandos bloqueiam ruas no Centro de Maceió por direito à visitas

Atos no Centro de Maceió

Familiares de reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas fecharam ruas do Centro de Maceió nesta quarta-feira, 19,  em protesto pelo retorno de visitas e entregas de alimentos aos custodiados. O grupo saiu em passeata da sede da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL), no bairro do Farol, após conversa com representantes da pasta – que não apresentou nenhum avanço – , até o Palácio do Governo. A Polícia Militar acompanhou a movimentação.

As atividades, vetadas desde o início da pandemia da Covid-19, deveriam ter sido retomadas na última segunda-feira (17), o que não ocorreu devido ação dos policiais penais, que não concordam com o calendário apresentado.

Atos no Centro de Maceió

Para o Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Alagoas (Sindapen-AL), a medida compromete a segurança do Sistema Prisional e coloca em risco a vida dos funcionários, dos presos e dos familiares, por causa da pandemia do coronavírus. O Sindapen também destacou que a solução também depende do cumprimento de uma pauta acordada entre a categoria e o Estado, para o aumento de efetivo por meio de concurso público, e melhores condições de trabalho.

Nesta terça-feira (18) a Seris emitiu nota após a reunião com o Sindapen e a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

“A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) esclarece que – após reunião com representantes da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e Sindicato dos Policiais Penais (Sindapen) realizada nesta terça-feira (18) com o intuito de debater pauta de reivindicações da categoria, a exemplo da realização de concurso público – vai reforçar a devida assistência à população privada de liberdade, em virtude da suspensão do cronograma divulgado pela Seris para retomada gradativa de rotinas carcerárias que precisaram ser interrompidas devido à pandemia da Covid-19, até que se chegue a um acordo.

Na ocasião, a Seplag referendou a disposição do governo estadual em realizar, oportunamente, concurso público não apenas para a Polícia Penal, enquanto a Seris, por sua vez, destacou a importância do permanente diálogo com os policiais penais de Alagoas, reafirmando seu compromisso com a valorização do servidor penitenciário”.

Os atos de hoje – que já acabaram – resultaram em grandes congestionamentos e insatisfação de motoristas e pedestres que circulavam pela região, como mostra os vídeos divulgados nas redes sociais. Em um deles é possível ver o momento em que um motorista fura o bloqueio e atropela uma das mulheres. Aparentemente ela não se feriu com gravidade e foi ajudada por outros manifestantes:

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos