Festa da Padroeira de Maceió é comemorada de forma diferente por causa da Pandemia

Fiéis puderam ir até a Catedral Metropolitana de Maceió, mas em número reduzido. Tradicional procissão foi substituída por carreata

Por causa da Pandemia do novo Coronavírus, a celebração do dia da Padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, nesta quinta-feira, 27 de agosto, precisou ser adaptada a novos moldes, que além de fé, garantissem a segurança dos fiéis.

Com o tema “Maceió vos venera Maria, tomai conta de nossa cidade”, neste ano não haverá a tradicional procissão, que será substituída por uma carreata que sairá da Catedral Metropolitana até o Centro Histórico de Marechal Deodoro.

Os fiéis, além das missas especiais – presenciais e online – em suas paróquias, também podem ir até a catedral, no centro da cidade, mas em número reduzido e seguindo protocolos de segurança, como o uso individual de máscara e disponibilização de álcool em gel. De acordo com a arquidiocese, a solenidade do feriado religioso começou às 6h com uma missa presidida pelo cônego Severino Fernando, reitor da Catedral Metropolitana de Maceió, seguido de um café da manhã para os moradores de rua. Às 9h acontece a celebração solene presidida pelo arcebispo Antônio Muniz na Catedral. Ao meio dia haverá outra missa e às 16h a carreta sairá da Catedral.

Só podem participar os veículos que fizeram o cadastro online pelo site da arquidiocese. Apenas carros estão permitidos participar, ônibus e vans não foram liberados.

Dom Antônio explicou que, ao chegar em Marechal, os motoristas passarão pela imagem de Nossa Senhora dos Prazeres e serão abençoados, seguindo assim todas as normas de segurança estabelecidas pela Diocese e pelos órgãos oficiais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Presidência do cônego Severino Fernando animação musical – Coral Servo Sofredor

Uma publicação compartilhada por Arquidiocese de Maceió – AL (@arqdemaceio) em

Para encerrar as celebrações, às 19h acontecerá uma missa na igreja de Santa Maria Madalena presidida por Dom Antônio Muniz que também será transmitida pelas redes sociais da arquidiocese.

“Em plena travessia da pandemia do novo coronavírus a Igreja de Maceió é convidada a celebrar a Festa da sua Padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, atendendo assim ao convite real e urgente de Nosso Senhor Jesus Cristo para que em todos os recantos da terra das Alagoas seja renovada a esperança da vida que todos queremos conquistar: sem males, sem doenças, sem ameaças, sem mortes”, disse o arcebispo metropolitano Dom Antônio Muniz Fernandes.

Reprodução / Instagram

Festa da Padroeira de Maceió

Os novos tempos impostos pela pandemia obrigaram a sociedade a mudar sua forma de agir e de se comportar, no entanto, essas alterações não impediram os fiéis de demonstrar sua fé. “Se a sociedade civil já descobriu que não é mais possível viver o modelo antigo de organização social que, a duras penas, manteve até bem pouco tempo, os cristãos católicos também são provocados pelo Espírito de Deus que nos convoca, insistentemente, a reconhecer a necessidade de pensar novos modelos de vivência da fé bem como descobrir novos caminhos, roupagens, espaços, lugares onde Deus pode ser experimentado, conhecido”, comentou o arcebispo.

Comércio

Primeiro feriado após a reabertura do comércio na capital, as lojas do centro e os shoppings estarão abertos e vão funcionar em horário especial. De acordo com as informações da Aliança Comercial de Maceió, as lojas do Centro estarão abertas das 9h às 14h.

Bancos
O Sindicato dos Bancários de Alagoas informou que as agências em Maceió estarão fechadas e só retomam com as atividades na sexta-feira (28).

Shoppings

Maceió shopping, em Mangabeiras, informou que as lojas e praças de alimentação funcionam em horário normal. As lojas âncoras estão abertas ao público das 10h às 22h; já as lojas satélites e praças de alimentação funcionam das 12h às 20h.

Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas, estará com as lojas satélites abertas das 12h às 20h e, as âncoras, das 12h às 22h.

Shopping Pátio Maceió, no bairro Cidade Universitária, abrirá normalmente das 12h às 20h, mas das 20h às 22h o funcionamento será facultativo.

Supermercados

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL) informou que as lojas da rede Unicompra estarão funcionando no horário normal.

A rede de supermercados Atacadão estará aberta das 7h às 22h.

As lojas do Palato seguirão com a unidade Farol abrindo das 7h às 22h; Ponta Verde, 24h; e Parque, das 7h às 20h.

Trens e VLTs

A CBTU informou que a grade de horários para o feriado será reduzida. Sentido Norte-Sul: das 6h às 13h; sentido Sul-Norte: das 7h às 15h10.

Mercados e feiras de Maceió

A Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) informou que nesta quinta-feira (27) o Mercado da Produção funcionará até as 14h.

Já o Mercado do Artesanato vai funcionar até as 12h e o Mercado de Jaraguá ficará aberto em horário normal.

As feiras do Tabuleiro dos Martins, do Jacintinho e do Caetés funcionam em horário normal. A feira da Jatiúca fecha às 13h. O Shopping Popular estará fechado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos