Audima: Tecnologia que transforma texto em áudio volta ao Alagoas 24 Horas

O Alagoas 24 Horas reinseriu em seu portal o método tecnológico de inclusão social por meio de áudio. Em parceria com a startup Audima, a ferramenta permite que leitores escutem as matérias clicando no botão de play localizado no início dos textos das matérias. O ouvinte ainda tem a opção de avançar ou retroceder e também acelerar ou reduzir a velocidade de leitura para que a experiência seja mais confortável.

O recurso lê a matéria com voz humanizada criada através de inteligência artificial e não há necessidade de instalar programa ou qualquer outra software. Ele carrega automaticamente em todos os navegadores, tanto no desktop, como em tablets e celulares.

Além disso, com a funcionalidade, os textos podem ser consumidos de maneira mais prática por quem gosta de se informar a caminho do trabalho ou enquanto realiza outras atividades.

Segundo o último Censo do IBGE, o Brasil tem cerca de 35 milhões de habitantes com baixa ou média visão, mais de 47 milhões com presbiopia, a famosa vista cansada, e aproximadamente 56 milhões de analfabetos e analfabetos funcionais. E mais. De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, 10% da população brasileira é acometida por este transtorno de aprendizagem, que é caracterizado pela dificuldade de leitura.

A parceria tecnológica com a Audima, empresa responsável, permite que pessoas com dificuldades de visão ou leitura se apropriem das informações publicadas. “A palavra inclusão abraça mais pessoas, o áudio vai muito além do universo do deficiente visual – cerca de 35 milhões de brasileiros – e contempla também pessoas que têm outras dificuldades de leitura como um idoso ou até mesmo um analfabeto funcional – um a cada quatro brasileiros”, explica Luiz Pedroza, co-fundador da empresa.

Luiz, que integra a lista da Forbes Under 30 na categoria ‘Terceiro Setor e Empreendedorismo Social’, conta que a ideia de criar a start up surgiu por uma necessidade da sua irmã e sócia, Paula Pedroza, que sempre aprendeu melhor ouvindo do que lendo.

A parceria reforça ainda o apoio à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146), gerando maior integração digital e atingindo uma nova audiência que passará a ter um acesso ao conteúdo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos