Vídeo: Familiares denunciam superlotação em recepção de ala do HGE

Familiares de pacientes do Hospital Geral do Estado (HGE) divulgaram nessa terça-feira, 08, um vídeo feito na área azul da unidade para denunciar a superlotação de pacientes.

Conforme é possível ver no próprio vídeo, pessoas aguardam nos corredores do hospital em cadeiras e macas, gerando aglomeração no ambiente.

A mulher que narra as imagens diz que a situação é ‘desumana’ e faz um apelo ao governador Renan Filho. Ela fala ainda que estão no mesmo ambiente pessoas com e sem máscaras. “Governador, em nome de Jesus, nos ajude. Nós estamos aqui só na proteção de Deus. Vocês estão pensando só em vocês”, diz a mulher que está acompanhando um tio doente.

A assessoria de comunicação da unidade de saúde emitiu uma nota de esclarecimento na qual diz que não ocorreu nenhum fato interno que tenha repercutido na quantidade de pacientes na recepção da área azul do hospital.

A nota afirma ainda que os pacientes desta área são de menor gravidade e reforça a importância dos pacientes procurarem assistência médica nas unidades básicas durante as fases iniciais da agudização.

Confira nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Pacientes na entrada da Área Azul

A gerência do Hospital Geral do Estado (HGE) esclarece que não ocorreu um fato interno que tenha repercutido no quantitativo de pacientes presentes na recepção da Área Azul, e informa que tem sido intensa a entrada de acometidos por doenças crônicas e suas complicações; além destes não procurarem assistência médica nas unidades básicas durante as fases iniciais da agudização. Entretanto, o Núcleo Interno de Regulação (NIR) está em empenhado, 24h, na oferta de leitos dentro e fora da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas.

Também acrescenta que no referido ambiente estão doentes de menor gravidade e que iniciaram os cuidados, conforme o Protocolo de Manchester; ou aguardam o resultado de exames, ou o efeito de medicações. E reforça a população sobre necessidade de adotar os hábitos de preservação da saúde, como: consumo de alimentos saudáveis, prática de atividades físicas, check-ups regulares, distanciamento social, uso de máscaras e higienização adequada.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos