Mais de 200 indígenas no Amazonas já morreram com Covid-19

Município de São Gabriel da Cachoeira concentra o maior número de índios infectados em todo o estado. — Foto: Bruno Kelly/Reuters

Até segunda-feira (7), pelo menos 221 indígenas do Amazonas morreram após serem contaminados pelo novo coronavírus. O número de casos, entre índios aldeados e não aldeados, chegou a 13.265, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Apontado pelo IBGE como o município mais indígena do País, São Gabriel da Cachoeira registrou um rápido avanço da doença entre os povos e é a cidade com o maior número de contaminação entre índios no Estado: são 3.015 casos e 47 mortes, até dia 2 deste mês. Em todo o Amazonas, o número de casos passa de 123 mil, com mais de 3,8 mil mortes.

Os dados da Covid-19 entre indígenas do Estado são separados entre os aldeados e não aldeados. Os casos entre índios não aldeados constam no sistema de informação, preenchido na categoria raça e cor, das secretarias municipais de saúde, consolidados pela FVS. O número de índios aldeados com Covid-19 é levantado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), conforme notificações pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Até essa segunda-feira (7), os números da Covid-19 entre índios aldeados eram:

  • 4.455 casos confirmados;
  • 3.886 recuperados;
  • 77 mortos;

Até 2 de setembro, atualização mais recente, os números da Covid-19 entre índios não aldeados eram:

  • 8.810 casos confirmados;
  • 374 hospitalizados;
  • 144 mortos;

São Gabriel da Cachoeira é a cidade mais afetada entre os casos de indígenas no Amazonas. Dados do IBGE mostram que, em 2010, o município concentrava 29 mil índios, sendo 11 mil na área urbana e 18 mil na área rural. Até o dia 2 de setembro, eram 3.015 contaminados e 47 mortos com a doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do município, já são 4.002 casos confirmados da Covid-19 até segunda-feira (7), com 54 óbitos. Os dados apontam que 87% das mortes da cidade corresponde a índios.

Depois de São Gabriel, o município de Santo Antônio do Iça é o que concentra o segundo maior número de casos entre indígenas no estado. São 610, com 33 hospitalizações e 4 mortes, até o dia 2. Em seguida, Atalaia do Norte, com 538 registros da doença e sem óbitos.

Já em relação às etnias, os Ticuna são os mais afetados pela Covid-19. Os dados mostram que 75 já foram hospitalizados. Os Kocama somam 51 internações, e os Baré, 50. Febre, tosse e dor de garganta são os principais sintomas apresentados pelos índios.

Diferente dos índios não aldeados, os indígenas aldeados são atendidos por Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), unidades do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Sasi), pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os espaços fazem o monitoramento da situação sanitária dos povos tradicionais, além de oferecerem toda uma estrutura especializada para eles.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos