Após retomadas de visitas, familiares de reeducandos voltam a protestar em Maceió

Familiares de reeducandos voltaram a bloquear, na tarde desta quarta-feira, 9, os dois sentidos da BR-104, nas proximidades do Sistema Prisional, no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió.

O protesto foi encerrado após policiais militares chegarem no local e negociarem com os manifestantes, que colocaram tubos de concreto na via para tentar impedir a passagem de veículos.

Por causa do ato, o trânsito na região ficou lento, gerando congestionamentos até em vias alternativas, como no bairro Santos Dumont, rota de desvio na região.

O Alagoas24Horas entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que enviou uma nota sobre mais este episódio, após diversos protestos realizados pelo grupo em diferentes pontos da Capital, reivindicando o retorno das visitas e entrega de feiras.

NOTA

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) esclarece que, nesta quarta-feira (09), alguns familiares tentaram realizar a entrega de gêneros alimentícios que não constam na portaria 595/2020 (de 19 de junho de 2020), previamente divulgada e que regulamentou este e outros procedimentos carcerários.

Outrossim, a Seris reforça, ainda, a importância de todos os familiares atentarem para a obrigatoriedade do uso de máscara e para a importância da frequente e correta higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%, disponíveis na barreira sanitária montada à porta do sistema prisional, onde profissionais de saúde também aferem a temperatura de casa visitante.

Crianças e adultos que integram o grupo de risco da Covid-19 devem evitar o deslocamento até o complexo penitenciário, deixando a entrega a cargo de outro familiar ou pessoa próxima, seguindo o protocolo de prevenção ao novo coronavírus e garantindo, inclusive, mais celeridade ao processo.

Um cronograma elaborado pela Seris foi apresentado no final da semana passada e passou a valer a partir dessa terça-feira (08). A portaria trouxe mudanças e protocolos específicos a serem seguidos, em atenção à pandemia do Coronavírus, e restringe horário de visitas, gêneros alimentícios permitidos, escalas de visitas à unidades e controle de entrada de pessoas em grupo de risco.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE ENTREGA DAS FEIRAS (08 A 12 DE SETEMBRO):

Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy

Terça-feira – alas A e B

Quarta-feira – alas C e D

Quinta-feira – ala G

Sexta-feira – ala J e apartamento

Sábado – ala H

 

Casa de Custódia da Capital

Terça-feira – módulo 1, celas ímpares

Quarta-feira – módulo 1, celas pares

Quinta-feira – módulo 2, celas ímpares

Sexta-feira – módulo 2, celas pares

Sábado – módulo “trabalhador”, cela única

 

Penitenciária de Segurança Máxima (PenSM)

Terça-feira – módulos “trabalhador” e “triagem”; OBS: apenas material de higiene pessoal e peças de roupa – cueca (branca), bermuda e/ou camisa, ambas na cor vermelha

Quarta-feira – módulo B

Quinta-feira – módulo C

Sexta-feira – módulo D

Sábado – módulo A

 

Presídio Cyridião Durval e Silva

Terça-feira – módulo 1

Quarta-feira – módulo 2

Quinta-feira – módulo 3

Sexta-feira – módulo 4

Sábado – módulos 5, 7, 8 e “trabalhador”

 

Penitenciária Baldomero Cavalcanti de Oliveira

Terça-feira – COC, ala especial e ala acolhimento

Quarta-feira – módulo 1

Quinta-feira – módulo 2

Sexta-feira – módulo 3

Sábado – módulo 5

 

Presídio Feminino Santa Luzia

Terça-feira – módulo 1, lado par

Quarta-feira – módulo 1, lado ímpar

Quinta-feira – módulo 2, lado par

Sexta-feira – módulo 2, lado ímpar

Sábado – berçário e triagem (apenas material de higiene pessoal)

 

Núcleo Ressocializador da Capital

Terça-feira – módulo 1, celas pares

Quarta-feira – módulo 1, celas ímpares

Quinta-feira – módulo 2, celas pares

Sexta-feira – módulo 2, celas ímpares

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos