45 bolsas de doutorado na Alemanha são oferecidas pela Capes

Inscrições terão início em 14 de setembro

Agência Educa Mais Brasil

Bolsas de doutorado na Alemanha estão sendo oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD). Ao todo, são 45 oportunidades disponíveis em três modalidades: Doutorado Pleno; Doutorado Sanduíche; Doutorado Sanduíche com Cotutela. As inscrições estarão disponíveis a partir de 14 de setembro até as 17 horas de 16 de outubro, por meio de preenchimento de formulário on-line.

A parceria visa formar docentes e pesquisadores de alto nível e contribuir para a mobilidade de doutorandos, professores e pesquisadores entre as universidades alemãs e as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

No dia 9 de outubro, uma semana antes de esgotar o prazo de inscrições, é a data limite para os interessados solicitarem cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira no sistema da CAPES.

As próximas etapas da seleção estão previstas para março de 2021: publicação da relação das inscrições, análise das candidaturas, entrevistas com os candidatos e tempo para recorrer à divulgação do resultado final. As atividades estão previstas para iniciarem em setembro do ano que vem, conforme edital.

Os benefícios para os bolsistas incluem mensalidades, passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, adicional de localidade (quando cabível) e auxílio-dependente e taxas acadêmicas e administrativas, para os de doutorado pleno. Para orientadores brasileiros e alemães, serão pagas diárias e passagens ou auxílio-deslocamento.

Confira os requisitos para se inscrever:

Os interessados devem prestar atenção, pois as bolsas disponibilizadas seguem protocolos diferenciados. A CAPES financiará até dez bolsas, enquanto o DAAD apoiará até 35 bolsas. Interessados nas bolsas devem seguir as normas do DAAD acima mencionadas, bem como o Regulamento Geral de Bolsas no Exterior da CAPES. Os pré-requisitos da Capes incluem:

  • Ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país;
  • Ter confirmação formal de orientação científica na Alemanha;
  • É vedada a inscrição de candidatos que já possuam título do mesmo nível (doutorado) da bolsa;
  • É vedada a candidatura de indivíduos que já usufruíram de bolsa da mesma modalidade (doutorado no exterior, sanduíche ou pleno) concedida por agência de fomento brasileira, mesmo após o cumprimento do interstício exigido.
  • É vedado o acúmulo de bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedidos por agência pública federal durante o período de vigência da eventual bolsa concedida pelo presente programa;
  • Para se candidatar à modalidade Doutorado Sanduíche com Cotutela é necessário que no regulamento da pós-graduação, tanto da universidade brasileira quanto da alemã, esteja previsto essa possibilidade;

Bolsas de estudo de idiomas

Ter fluência em outro idioma é fundamental para conseguir uma bolsa de mestrado ou doutorado no exterior. No Educa Mais Brasil dá para estudar uma nova língua com bolsa de estudo com até 70% de desconto. Inscreva-se gratuitamente e garanta essa oportunidade.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos