Roche e Hapvida investem R$ 46 milhões para a construção de polo de medicina diagnóstica no Nordeste

Núcleo será o primeiro do mundo a integrar gestão de inteligência e tecnologia para o processamento de mais de 2,6 milhões de exames por mês

O Nordeste do Brasil deve ganhar o primeiro polo de medicina diagnóstica com gestão de inteligência do mundo, em outubro de 2020. Com investimentos estimados em R$46 milhões, o núcleo, a ser localizado no Recife, em Pernambuco, é fruto da parceria da Roche e do Sistema Hapvida.

O polo de medicina diagnóstica deve integrar 20 laboratórios e mais de 140 equipamentos automatizados para realização de exames nas áreas de imunologia, bioquímica, hematologia, coagulação e urinálise. O projeto busca atender às necessidades do Sistema Hapvida e será o primeiro da região a levar inovação e automação laboratorial integrada.

Serão mais de 1.200 tipos de exames especializados disponíveis para cerca de 3,5 milhões de beneficiários distribuídos nas cinco regiões do país. O local contará com uma central inteligente de controle e gestão de produção e qualidade e processará 95% dos exames realizados mensalmente pela rede – cerca de 2,6 milhões de testes.

TECNOLOGIA DE PONTA

A expectativa é que o novo polo aumente ainda mais a agilidade e qualidade das análises dos exames laboratoriais do Sistema Hapvida. Com a ajuda do Viewics, plataforma de análise de dados da Roche, será possível incluir os resultados dos exames no prontuário eletrônico do beneficiário de maneira segura e de acordo com as novas leis de privacidade de dados. A tecnologia deve reduzir a geração de resíduos e consumir menos energia e água.

“Isso significa menor custo fixo por exame, com tecnologia de ponta, agilidade e segurança nos exames de urgência e emergência aos beneficiários. O Núcleo Técnico Operacional poderá processar rapidamente tanto testes mais simples quanto os mais complexos”, afirma Jorge Pinheiro, CEO do Hapvida.

“Esta parceria permitirá fortalecer a colaboração entre as empresas não só na parte de diagnóstico como também no acompanhamento da saúde dos usuários da rede, colocando a Roche cada vez mais perto dos pacientes”, comenta Antonio Vergara, presidente da Roche Diagnóstica Brasil.

“É um grande avanço para a saúde no Brasil e estamos muito orgulhosos em poder ampliar o acesso da população a este tipo de inovação, que proporciona o olhar integrado e mais eficiente dos cuidados com a saúde”, complementa o executivo.

Sobre a Roche

A Roche é uma empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos e de diagnóstico. Tornou-se líder em medicina personalizada e é considerada a maior empresa de biotecnologia do mundo, com medicamentos nas áreas de oncologia, imunologia, infectologia, oftalmologia e doenças do sistema nervoso central.

É também líder mundial em diagnóstico in vitro e tecidual do câncer, além de ocupar posição de destaque no gerenciamento do diabetes. Vinte e oito medicamentos desenvolvidos pela Roche fazem parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde. Com sede na Suíça, o Grupo Roche atua em mais de 100 países.

Sobre o Sistema Hapvida

Com quase 6,4 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco e RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 40 hospitais, 184 clínicas médicas, 41 prontos atendimentos, 174 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos