Hemoal Trapiche abre para doação de sangue no feriado da Emancipação Política de Alagoas

Ascom Hemoal

Para doar sangue basta ter boa saúde, no mínimo 16 anos e peso igual ou superior a 50 quilos

No feriado em comemoração aos 203 anos da Emancipação Política de Alagoas, que acontece nesta quarta-feira (16), a Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará aberta para doação de sangue. Para se candidatar ao gesto voluntário, que pode salvar até quatro vidas, basta comparecer à sede do órgão, localizada na Rua Drº Jorge de Lima, no horário das 8h às 17h.

Como pré-requisitos exigidos para a doação de sangue, é necessário ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

E conforme portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS), as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impedidas de doar sangue. Já no caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação neste período e, para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impossibilitadas durante três meses.

Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Àqueles que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, caso não tenham apresentado sintomas da Covid-19 nos últimos 14 dias, também podem se dirigir até o Hemoal Trapiche para realizar a doação de sangue.

Agendamento – No caso dos doadores que desejem agendar a doação, basta ligar para o telefone 3315 2109, de segunda a sexta, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. “Através deste número, também é possível agendar o Serviço de Hemovan, desde que seja formado um grupo de até 10 pessoas, para respeitarmos os limites de distanciamento social”, informou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, ressaltando que é necessário comparecer ao posto de doação utilizando máscara.

Fonte: Ascom / Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos