Socorristas do Samu salvam criança de dois anos engasgada em Arapiraca

Ilustração

Samu

Socorristas da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Arapiraca, no Agreste alagoano, salvaram a vida de um menino de dois anos na tarde desta terça-feira (22). A criança estava engasgada com um pedaço de carne.

O caso aconteceu na rua Vereador Antônio Juvino, no bairro Brasília. De acordo com informações da assessoria do próprio Samu, o a criança foi levada até a base do órgão no município pela mãe, onde ela foi atendida por um médico, que realizou as manobras de desengasgo e primeiros socorros.

Depois, a criança foi conduzida até o Hospital de Emergência de Agreste por uma Unidade de Suporte Avançado. Não há mais detalhes sobre se estado de saúde.

O que fazer em casos de engasgos

As situações de engasgos são relativamente comuns e podem acontecer em pessoas de todas as idades. O Samu orienta que em casos assim, a primeira medida a ser tomada é acionar o próprio socorro através do número 192.

O médico socorrista Carlos Adriano Silva explica que o engasgo acontece por um problema na epiglote, quando um alimento, líquido ou algum corpo estranho bloqueia a passagem de ar, geralmente durante as refeições, em geral pela ingestão de pedaços muito grandes de comida.

“Para identificar um engasgo, basta olhar para a vítima e perceber que ela apresenta dificuldade para respirar, elevando as mãos até o pescoço. Caso a pessoa não consiga se desengasgar sozinha, é necessário que as pessoas liguem imediatamente para o número 192. Ao ouvir o relato do caso, iremos enumerar as manobras que devem ser feitas para reverter o quadro, dependendo da idade da vítima”, ressalta.

“Em adultos e crianças, a orientação é fazer a manobra de Heimlich, que consiste em abraçar a pessoa engasgada por trás e, com o punho fechado, fazer uma pressão de baixo para cima, na altura do estômago. Esse movimento irá expulsar o alimento ou objeto que estava impedindo a passagem de ar. Para bebês, que geralmente se engasgam com o leite materno, o indicado é repousar o peito da criança sobre um braço, levemente inclinado para baixo, apoiando a cabeça do bebê. Com a outra mão, é necessário dar alguns tapinhas leves nas costas e entre os ombros do bebê, até que a obstrução seja desfeita”, esclarece o médico.

Carlos Adriano Silva ainda ressalta que essas técnicas de desengasgo devem ser feitas de maneira rápida e eficiente, pois a falta de oxigenação pode levar a morte do paciente ou deixar sequelas graves.

Só nos primeiros oito meses deste ano casos de engasgo foram responsáveis por 70 ocorrências no Samu Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos