Prazo para registro de candidaturas a prefeito e vereador termina neste sábado

Divulgação

O prazo para que partidos políticos e coligações informem à Justiça Eleitoral candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador dos 5.570 municípios brasileiros encerra-se neste sábado (26).

Os pedidos de candidatura agora passam a ser julgados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs), que analisarão os documentos apresentados, como a aprovação das candidaturas em convenção e a elegibilidade dos concorrentes apontados.

Enquanto aguardam essa deliberação, os candidatos já podem começar a fazer campanha a partir de domingo (27).

Até a manhã deste sábado, o TSE contabilizava 457.098 candidatos registrados. Destes, 423.939 eram candidatos a vereador, 16.586 a vice-prefeito e 16.573 candidatos a prefeito.

O número mais alto de candidatos a vice refere-se, entre outras situações possíveis, a alterações feitas. Eventuais substituições são registradas como uma nova candidatura e a desistência é homologada à parte pela Justiça Eleitoral.

Nas maiores cidades do país, já há a confirmação de um número levemente maior de candidatos. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, foram onze candidatos em 2016. Na capital paulista, até este sábado, 13 já haviam sido registrados. Na capital fluminense, eram 14.

A CNN promoverá debates entre os candidatos a prefeito de São Paulo e entre os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro. No primeiro turno, os encontros ocorrerão, respectivamente, nos dias 9 e 10 de novembro, na semana que antecede a votação.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, as datas do pleito foram adiadas. O primeiro turno, que estava agendado para o primeiro final de semana de outubro, acontecerá em 15 de novembro. O segundo turno ocorrerá duas semanas depois, em 29 de novembro, nas cidades em que for necessário.

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos