SSP apresenta balanço das operações “Ilha de Ferro”, “Duplo Alto” e “Goel”

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) apresentou o resultado de três operações integradas, uma delas com o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com o objetivo de prender integrantes de organizações criminosas que atuavam em municípios do Litoral Norte de Alagoas.

Três operações integradas, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), foram deflagradas nesta terça-feira (29), com o objetivo de prender integrantes de organizações criminosas que atuavam em municípios do Litoral Norte de Alagoas.

As operações integradas contam com a participação de unidades das Polícias Civil e Militar e foram batizadas de Duplo Alto, Goel e Ilha de Ferro, esta última ocorre de forma integrada também com o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

As investigações constataram que todos os integrantes das organizações alvo das operações integradas praticavam atividades criminosas diversas, como roubos e homicídios, mas em especial atuavam no tráfico de drogas.

Operação Duplo Alto

A Operação Duplo Alto teve aproximadamente seis meses de investigação, que foram realizadas pela Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), sob a coordenação do delegado Gustavo Henrique, em parceria com o 6º Batalhão da Polícia Militar. A operação ganhou este nome por conta da atuação criminosa ocorrer em dois morros.

Durante este período, ficou constado que o líder da organização encontra-se recolhido no sistema prisional de Pernambuco, mas ainda assim comandava delitos, inclusive a vinda de drogas do estado vizinho para ser comercializada em Alagoas. A investigação também apontou que a organização criminosa atuava em Maragogi, Japaratinga e possuía uma ramificação em Maceió.

Do total de 11 integrantes identificados, nove são homens, um é menor de idade e uma mulher. Ela foi presa em julho deste ano, no decorrer das investigações, transportando 9 quilos de maconha de Maragogi para Maceió.

Com base nas provas técnicas, a 17ª Vara Criminal da Capital expediu 10 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão, após representação da DEIC, os quais foram cumpridos nesta manhã. Até o final da tarde, sete pessoas foram presas e cerca de 11 quilos de drogas apreendidas.

No cumprimento do mandado de prisão de um dos presos, foi identificado que ele portava documento falso, sendo autuado por falsidade ideológica. Além disso, esse mesmo elemento tinha um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça de Pernambuco por homicídio.

Operação Goel

Já a operação Goel, visa prender integrantes de uma organização criminosa atuante em São Luís do Quitunde, responsável por tráfico de drogas, roubos, posse e porte ilegal de armas e homicídios. Durante os cinco meses de investigação da DEIC em parceria com o 6º Batalhão da Polícia Militar, ficou constatado que a organização está em guerra com outro grupo, o que resultou em vários homicídios ocorridos na cidade.

A DEIC representou e a 17ª Vara Criminal da Capital expediu 11 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão. Tanto a organização criminosa desbaratadada na operação Goel, como na Duplo Alto são vinculadas a uma facção criminosa nacionalmente conhecida. Até o momento foram presos quatro suspeitos, sendo um deles em Goiás e duas armas durante as investigações.

Operação Ilha de Ferro

Já na operação Ilha de Ferro, a Secretaria da Segurança Pública, as Polícias Civil e Militar e o Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), cumprem 23 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão temporária contra integrantes de organizações criminosas que atuam na Barra de Santo Antônio. A ação é fruto de um trabalho investigativo que teve início em janeiro deste ano.

Até o final da tarde, foram presos nove elementos e foram apreendidos: notebook, tablet, drogas e celulares.

Para o Secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, o resultado das três operações é fruto da grande política de integração realizada pela pasta entre as forças.

“Conseguimos com êxito deflagrar três grandes operações para combater o crime e o tráfico de drogas no Litoral Norte e tudo isso graças a forte integração entre as Polícias Civil e Militar que realizamos diuturnamente. Destaco também a importância da parceria e colaboração do Ministério Público Estadual na manhã de hoje, que, junto com as forças de Segurança, realizaram um grande trabalho que beneficia toda a sociedade alagoana”

Todos os materiais apreendidos e presos nas três operações serão encaminhados para a sede da DEIC, no bairro da Santa Amélia, em Maceió, para a confecção dos procedimentos cabíveis.

 

Fonte: Ascom SSP

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos