Fábio Guedes assume Secretaria Estadual da Educação

Andira Miranda

Fábio Guedes é o novo secretário de Estado da Educação

Com um extenso currículo nos segmentos de ciência, tecnologia e inovação, o Professor Fábio Guedes será o novo secretário de Educação de Alagoas.

Nesta quarta-feira (30), em live comemorativa dos 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), onde era o Diretor-Presidente desde 2015 – sua nomeação para a Seduc saiu nesta terça-feira 29 –, Guedes falou das expectativas acerca da nova missão e da importância de se investir ainda mais em tecnologia e inovação no ensino público.

“Essa trinca Secti [Secretaria de Ciência e Tecnologia], Seduc e Fapeal é muito importante para que a gente possa conectar a Educação alagoana ao século XXI. Precisamos levar tecnologias para facilitar a oferta do ensino e o trabalho dos professores, de forma que a gestão do ensino e da educação possa usufruir de instrumentos e tecnologias que tornem o trabalho mais fácil e mais eficiente, para a que a gente possa alcançar mais êxitos, como têm sido alcançados na gestão Renan Filho, com o IDEB e por meio do programa Escola 10”, ressaltou.

Orquestra afinada

Na ocasião, Guedes agradeceu a confiança do governador Renan Filho e parabenizou o trabalho realizado pelos secretários Luciano Barbosa e Laura Souza nos últimos cinco anos e que renderam elogios, inclusive, do Ministério da Educação (MEC). “Temos muita coisa pela frente para fazer e acho que ‘a orquestra já está tocando’. Agradeço a todos, e estou à disposição, agora num outro plano, porque a Secretaria de Estado da Educação é um mundo. Vamos ter que desbravar, mas estamos confiantes porque o caminho já está aberto pelo Governador Renan Filho e pela gestão anterior. Agora, é só a gente tentar pegar as baquetas e dar o nosso tom”, disse o novo secretário.

Currículo

Graduado em Ciências Econômicas, com Mestrado em Economia Regional pela Universidade Federal da Paraíba, atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Fábio Guedes é Doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia. Também é professor da Graduação em Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Atualmente integra diversos órgãos de fomento à ciência e tecnologia, a exemplo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (Cicef), Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti/AL) e Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Maceió). Também é presidente, desde março de 2020, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *