Final de semana deve ser de altas temperaturas e calor intenso em AL

Débora Rosset

Alagoas deve registrar altas temperaturas neste final de semana, aponta Sala de Alerta

Os alagoanos devem se preparar para altas temperaturas e calor intenso neste final de semana. É o que aponta a Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A previsão mostra tempo predominantemente ensolarado e altas temperaturas como o esperado para todo o estado. Na sexta-feira, as temperaturas variam entre 25ºC e 31°C na capital alagoana. No Sertão alagoano, entre 21°C e 35°C.

Para o sábado (10), o tempo se mantém o mesmo. No Agreste, os termômetros atingem mínima de 24°C e máxima de 33°. No Litoral, entre 25°C e 32°C.

No Domingo (11), predomínio de sol e tempo seco em todas as regiões de Alagoas. No Sertão, mínima de 22°C e máxima de 38°C. Em Maceió e Baixo São Francisco, 24°C de mínima e 33°C de máxima.

De acordo com os meteorologistas da Secretaria, uma onda de calor está invadindo o estado devido a formação de uma massa de ar seca sobre o continente que vem sendo influenciada por um sistema chamado de alta subtropical do atlântico sul.

“Este sistema sobre o continente acaba inibindo as chegadas de frente frias, que ao chegarem ao sul do país acabam se deslocando diretamente para o oceano atlântico formando um bloqueio atmosférico. Dessa forma, o tempo se mantém seco e com pouca umidade no restante do país”, explica o meteorologista Vinicius Pinho.

O ar seco e quente deve deixar as temperaturas elevadas e com sensações térmicas mais intensas, principalmente na região do interior de Alagoas, onde as máximas podem chegar aos 38°C.

É importante ressaltar que para configurar uma situação de alerta meteorológico devido às altas temperaturas, é preciso ultrapassar o período de cinco dias consecutivos com as temperaturas máximas 5°C acima da média histórica.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos