Sudes recupera estátua do Javali desaparecida da Praça Dois Leões

Alexandre Henrique Dantas/Facebook

A estátua de Javali, monumento histórico que fica na Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá, foi recuperada, nesta sexta-feira, 16, pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) após ser alvo de vandalismo.

O  ‘desaparecido’ do Javali tem sido comentado nas redes sociais desde a última terça-feira, 13, e alguns internautas chegaram divulgar o pedestal vazio alegando furto. No entanto, o monumento foi recolhido por funcionários de uma casa de passagem da região, que o encontraram danificado caído no chão.

Em entrevista à TV Pajuçara, os funcionários da casa de passagem relataram que ouviram barulhos durante a madrugada e contaram que a estátua foi depredada por um homem, com sinais de embriaguez. Para evitar roubo, eles resolveram recolher a escultura.

Hoje, a estátua foi entregue a Sudes para ser restaurada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e devolvida ao local posteriormente.

A estátua de Javali faz parte do patrimônio municipal junto com outras três esculturas. Todas foram trazidas da França, mas o Javali é o único que possui gravura identificando sua origem, Fundição Val d’Osne – Paris.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos