Estátua de influencer Carlinhos Maia provoca disputa em Alagoas

Moradores protestam e prefeitura de Penedo retira estátua de Carlinhos Maia

O que era para ser uma homenagem ao digital influencer e humorista Carlinhos Maia, acabou gerando polêmica na cidade de Penedo, região do Baixo São Francisco, nesta terça-feira, 20, a partir da colocação de sua estátua na orla da cidade.

Isso porque os moradores do Barro Vermelho, bairro mais antigo do município, questionaram a prefeitura pela homenagem não se estender aos demais filhos ilustres da região, a exemplo de Toinho Pescador, uma das figuras mais atuantes na preservação do Rio São Francisco. Diante da polêmica, que dividiu opiniões, a prefeitura mandou retirar a estátua.

Em entrevista ao Alagoas24Horas, uma das moradoras do bairro, que administra a página Nós Somos do Barro Vermelho no Facebook, disse que a comunidade não se negou a receber a estátua do humorista, sobretudo porque reconhece sua importância na divulgação da cidade em nível internacional. No entanto, solicita que a prefeitura preste a mesma homenagem aos demais ilustres de Penedo.

Depois de saber da polêmica o digital influencer se pronunciou sobre o caso. Em áudio, enviado por sua assessoria, Carlinhos Maia disse entender o pleito da comunidade, que é homenagear personalidades como Toinho Pescador e que ao escolher a orla pretendia apenas atrair mais turistas à cidade. “Concordo em gênero, número e grau. Afinal a história dele é incrível e eu acompanho desde criança. Mas, com todo respeito que tenho a vocês, aprendam a valorizar uma história não desvalorizando a outra. Quando me perguntaram onde poderia ser minha estátua… poderia ser na vila. Afinal é lá que faço meus stories, mas eu pensei em colocar na nova orla, justamente para atrair o tanto de turistas que visitam a vila, para que a nova orla seja um atrativo além da vila”.

Em outro momento do áudio, Carlinhos falou da sua tristeza com os comentários dos conterrâneos e acredita ser vítima de homofobia.  “‘Ah! Um viado não representa nossa cidade. Para quê colocar uma estátua de um viado?’. É! Eu acho que isto não tem mais nada a ver com o Carlinhos. Isto tem a ver com o preconceito dentro de vocês”, desabafa. Confira a declaração na íntegra:

“Recebi uns vídeos e comentários dos moradores do Barro Vermelho, que não gostaram do pessoal colocar uma estátua minha no local, na nova orla, e alegaram que deveria ter uma estátua do Toinho Pescador. Vocês têm toda razão. Concordo em gênero, número e grau. Afinal a história dele é incrível e eu acompanho desde criança. Mas, com todo respeito que tenho a vocês, aprendam a valorizar uma história não desvalorizando a outra. Quando me perguntaram onde poderia ser minha estátua… poderia ser na vila. Afinal é lá que faço meus stories, mas eu pensei em colocar na nova orla justamente para atrair o tanto de turistas que visitam a vila para que a nova orla seja um atrativo além da vila. E não é pensando em política porque não sou político., não preciso e nem quero voto de vocês. Me entristece os comentários que os próprios penedenses dizem de alguém que vem do mesmo lugar que eles.

“’Ah! Um viado não representa nossa cidade. Para quê colocar uma estátua de um viado?’. É! Eu acho que isto não tem mais nada a ver com o Carlinhos. Isto tem a ver com o preconceito dentro de vocês. Com a maldade que existe dentro de vocês e por não suportar um viado pobre, que saiu do mesmo lugar de vocês, crescer.

Quanto à estátua pode ficar em qualquer lugar. Até mesmo aqui no meu jardim. Quando pensei em colocar aí foi porque passei toda minha infância no Barro Vermelho. Meu avô, Prudente, também era pescador. Eu passei toda minha infância, todos os meus aniversários aí e continuo frequentando. Mas, vocês têm razão em reclamarem. Enquanto não apreenderem valorizar os pobres que crescem, a gente vai continuar andando em círculo. Vamos continuar a viver a mercê de políticos. Se fosse a estátua de político que paga R$50 tenho certeza que vocês aplaudiriam, mas como é de um cara que cresceu honestamente aí não pode” [sic].

O Alagoas24Horas tentou contato com a prefeitura de Penedo, mas não obteve êxito.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos