Novo Decreto: AL libera aulas presenciais para adultos, práticas esportivas coletivas e visitas aos presídios

Reprodução

Renan Filho

O governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou nesta quarta-feira, 21, em entrevista coletiva, as próximas ações do Plano de Distanciamento Social Controlado com base na Matriz de Riscos. As principais mudanças ocorrem em torno da liberação das aulas presenciais para adultos, a prática de atividades esportivas coletivas em pequenos grupos – em espaços abertos e academias – e a retomada das visitas aos presídios. Todas as regras devem ser publicadas na edição de amanhã (22) do Diário Oficial do Estado (DOE-AL).

De acordo com o novo decreto, a retomada das aulas presenciais do público adulto inclui instituições como faculdades, cursos profissionalizantes, cursos preparatórios para concursos e pré-vestibulares, e serão definidas por cada município, que poderá optar por continuar com a educação à distância, caso prefira.

O chefe do executivo, destacou ainda que impacto do retorno das aulas dos adultos – a partir da próxima segunda-feira (26) – será avaliado para a partir daí a melhor forma para o retorno da educação de jovens e crianças seja decidido.

“Não dá pra retornar com criança agora pois elas têm menos condições de discernir sobre o distanciamento social”, falou.

As visitas aos reeducandos do sistema prisional de Alagoas reiniciarão no dia 30 de outubro.

Renan Filho destacou ainda que Alagoas seguirá por algum tempo ainda na fase azul do Plano de Distanciamento Social Controlado, mesmo já tendo índices numéricos que permitem o avanço à fase verde – de risco controlado.

“A ocupação de leitos com respiradores está em 20%, enquanto a de leitos gerais margeia os 15%. Na última semana epidemiológica em Alagoas, tivemos 15 óbitos, a menor taxa desde o início da pandemia. Já são oito semanas com queda no número de óbitos e ocupação de leitos, por isso estamos caminhando para uma fase que denotará uma estabilização ainda maior”, afirmou o chefe do Executivo alagoano.

Reprodução

Fábio Guedes

Também presente na coletiva, o novo secretário da Educação de Alagoas, Fábio Guedes, destacou que Alagoas se preparou para este momento com serenidade e segurança e que o trabalho a ser realizado será feito de forma coletiva. “É um momento importante de avanço para Alagoas, que demonstra que o governo se preparou de forma muito serena e segura e hoje tem as condições epidemiológicas favoráveis para trabalhar de forma planejada, começando pelos grupos menos suscetíveis aos riscos da Covid-19”, explicou.

O secretário da saúde, Alexandre Ayres, por sua vez, pediu para que a população colabore com o avanço da população mantendo os protocolos de higiene pessoal, uso de máscaras, evitando aglomerações, entre outros. “Nós contamos que todos continuem  fazendo esse esforço até que tenhamos um medicamento ou vacina com eficácia comprovada”, disse.

Vacinas

A respeito da polêmica que envolve as vacinas que estão sendo desenvolvidas por vários países e o posicionamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, que anunciou que não comprará vacinas de origem chinesa, Renan Filho disse que para ele “vacina não tem nacionalidade” e que, a partir do momento que uma vacina tiver sua eficácia comprovada, ele será “o primeiro alagoano a tomá-la, independente de onde ela tenha sido produzida”.

“Vacina – seja de onde for, tenha a nacionalidade que tenha – ela precisa ser considerada eficaz para proteger o cidadão. É isso que eu tenho defendido. […] Esperamos, tendo vacina, que o país possa ofertar a quem desejar e que encontremos o caminho mais curto para imunizar a população”, disse.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos