Iteral negocia saída de sem teto da Praça dos Martírios

Iteral

Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) representou o Governo de Alagoas na tarde desta sexta-feira, 30 de outubro, na negociação com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) para garantir a desocupação da Praça dos Martírios, no bairro do Centro, em Maceió.

Cerca de 600 famílias estava há aproximadamente trinta dias, revezando dia e noite na praça, em busca da moradia digna e a permanência do acampamento intitulado Dandara. Porém, a área é de proteção ambiental e não poderia ter moradores e a produção agrícola neste local.

O diretor presidente do Iteral, Jaime Silva, foi convocado para dialogar com as lideranças para resolver a situação dos acampados e acampadas. Na assembleia foi acordado que as famílias irão para uma área pertencente ao Estado situada no bairro do Benedito Bentes.

Essas famílias podem contar com o Iteral, porque tem a missão de fazer o melhor pelo homem do campo e pelas pessoas que não têm onde morar. Lutamos por um pedaço de terra para que o pai e a mãe de família possam plantar e sair dos barracos de lona, e também, estamos lutando por essas famílias”, exaltou Jaime Silva.

Com esse compromisso do Governo estamos saindo e tenho certeza que não voltaremos mais para essa praça, esperamos que antes de terminar o mandato a gente comemore a entrega deste residencial. O Instituto de Terras tem o papel de negociar com os movimentos sociais para evitar os conflitos no campo, e agora, na cidade.”, destacou a liderança Eliane Silva, coordenadora nacional do MTST.

A desocupação ocorreu de forma pacífica, todos os barracos de lona foram desmontados e as famílias tiveram o apoio logístico com o transporte.

Fonte: Iteral

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos