Maqiavel retorna à cena musical no Teatro Deodoro é o Maior Barato Edição Especial

Músicos apresentam trabalho autoral, nesta terça (10/11), no Youtube; nesta data, também lançam álbum O Caixante Viajeiro nas plataformas digitais da banda

Divulgação

Banda Maqiavel

Formada em 2004 com a proposta de apresentar música autoral alagoana, a banda Maqiavel está de volta após 10 anos de pausa.  O grupo estreia o 12° vídeo do Teatro Deodoro é o Maior Barato Edição Especial nesta terça-feira (10/11), no Youtube. O vídeo está disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=dBk7jFZwCKI&ab_channel=TeatroDeodoro.

Na gravação, o grupo, formado por Márcio Maqiavel (voz e piano), Bruno Queiroz (guitarra), Bruno Ribeiro (baixo), Victor Lyra (violões) e Ivalter Jr. (bateria), apresenta a música O Caixante Viajeiro, de Márcio Maqiavel. A produção é de Carlota Mendes e Robério Cesara e a mixagem e masterização de áudio ficaram com Jair Donato.

“A Maqiavel era uma banda feita para acabar, tinha um ciclo a cumprir, já que todo mundo tinha uma atividade paralela, na qual tinha sucesso. Todos se davam muito bem e isso significava o fim da banda. Esse ciclo chegou ao fim em 2010, a banda acabou, mas a amizade continuou. Nós somos padrinhos de casamento e de filhos um do outro. Os filhos começaram a nascer e vimos que não tínhamos nada de qualidade para mostrar a eles de uma época tão bonita de nossas vidas. Foi aí que decidimos nos juntar a princípio para gravar um disco”, conta Márcio Maqiavel no vídeo.

Pensando neste retorno, além da gravação do álbum, a banda se inscreveu no edital da 21ª edição do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato e foi selecionada. O show O Caixante Viajeiro, que seria apresentado em 01/07, foi adiado para 2021, assim como toda a programação do projeto, em comum acordo com os artistas, por causa da pandemia da Covid-19.

Em contrapartida, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) está realizando uma edição especial online do TDMB com a exibição de 13 vídeos dos contemplados no edital, de 01/10 a 12/11, no canal do Youtube do Teatro Deodoro. Um pouco do trabalho da Maqiavel pode ser conferido na série de vídeos.

Na gravação, tem depoimento de um fã de carteirinha da banda, Robério Cézar, que acompanha o grupo desde o início, esteve em momentos especiais, como o show do Sesc e uma seletiva em Salvador. “Sou fã porque a banda é inteligente. As músicas são pop, mas tem uma grandiosidade e passam uma mensagem, coisa que hoje se encontra pouco no mercado. Eu acredito fielmente na banda e espero que faça o sucesso que merece, ressurgiu das cinzas para tentar encontrar o lugar ao sol que sempre foi dela”.

Grande referência na música alagoana, há 20 anos neste universo, o produtor musical Clilton Feitosa também fala da Maqiavel. “Conheci a banda em 2006, quando eu trabalhava no Sesc e eles se inscreveram no Festival. Para nós da comissão, foi uma coisa inusitada porque foi a única banda até então que entrou com duas músicas porque as composições eram tão inteligentes, tanto na parte de letra, quanto de harmonia, um pop com brega, como Sandra Maldita, música que a gente escolheu primeiro naquela época, e ver aquele material tão bem construído e arranjado. Foi uma felicidade muito grande porque daí nasceu uma amizade com esses meninos, a gente começou a trabalhar, a fazer gravações e, por conta dessa música, a Maqiavel foi selecionada para o Festival do Sesc, em Maringá, tocamos no teatro Calil Hadad. Foi bacana, a banda nos surpreendeu bastante com o nível de qualidade deles, os meninos são fantásticos”.

Para o baixista Bruno Ribeiro, esse reencontro no Teatro Deodoro é mágico. “Acho que a banda tinha que voltar pelo menos para gravar um disco e ter um registro. A gente conseguiu reunir mais da metade da formação original e fazer esse encontro no melhor palco do estado”.

 

Sobre a banda: 

No início, o repertório da banda era de versões e covers de outros artistas, o que levou, rapidamente, a preencher um calendário rigoroso de apresentações. Em poucos meses, já havia se apresentado nos principais palcos de Maceió, Recife e Aracaju, além de algumas cidades do interior de Alagoas, incluindo aberturas de shows de Natiruts e Cidade Negra. Porém, o objetivo era fazer um trabalho autoral.

Então, veio uma demo, produzida pela própria banda, com as canções “Sandra Maldita”, que batizava a obra, “O Caixante Viajeiro” e “Prece A 7 Palmos” – todas de autoria de Márcio Jr. A demo tocou em algumas rádios de Maceió (Educativa e Pajuçara), entrou na seleção de artistas promissores da Bienal do Livro de Pernambuco, e deu à banda o primeiro lugar no Femusesc, de 2006, com “Sandra Maldita”. Como prêmio por este resultado, a banda participou do Femucic, de Maringá-PR, daquele mesmo ano, fazendo shows naquela cidade e em São Paulo.

Também, em 2006, houve o primeiro show autoral da banda, produzido pelo grupo, e dirigido pela fotógrafa e cineasta Renata Voss. A apresentação no Teatro Jofre Soares foi registrada em áudio pelo produtor Clilton Feitosa e se tornou um bootleg ao vivo, com várias músicas inéditas como “Morte e Vida Messalina”, “Declamação de Guerra”, e “Só Pra Brincar Com Você”, versões de “Nordeste Independente” (Bráulio Tavares e Ivanildo Vilanova), e “A Bela e a Fera” (Chico Buarque).

Em 2007, a banda lançou o single “Morte e Vida Messalina”, que, ainda hoje, pode ser encontrado na programação da rádio Educativa de Maceió. Em 2008, veio “Compreensão”, porém, logo após, anuncia um recesso. Este foi o ano em que vários membros da banda saíram de Maceió para assumir compromissos em carreiras particulares. Em 2010, contudo a formação clássica se reúne, com exceção de Christian Machado, para lançar ”Maria me Tem e Eu Não Sei Partir”, arranjada e produzida exclusivamente para uma apresentação no Femusesc, daquele ano.

Nos últimos dez anos, a amizade se manteve. Até que surgiu a ideia de lançar um disco. As gravações começaram em 2018, e terminaram em 2020. O resultado é o projeto “O Caixante Viajeiro” com o intuito de reafirmar a história de outrora e contar novas histórias.

Nesta mesma data de estreia da Maqiavel no Teatro Deodoro é o Maior Barato Edição Especial, a banda lança o álbum “O Caixante Viajeiro”, nas plataformas digitais do grupo. 

Sobre o álbum: 

“O Caixante Viajeiro” é composto por composições antigas e atuais da banda, de autoria de Márcio Jr., solos de Bruno Queiroz, linhas de baixo do Bruno Ribeiro e tambores de Rodrigo Caires. Em sua produção, os integrantes da banda se dividiram nas tarefas para seguir a linha do “faça isso você mesmo”, mas também contaram com reforços e parcerias.

O álbum contou com as participações de João Paulo (Mopho), Marcos Bruno (Sifrão) e Vítor Peixoto (guitarrista do Wado). A mixagem e masterização são assinadas por Jair Donato. A capa é uma pintura do artista Lucas Lamenha.

O disco fala dos heróis dos músicos, de Beatles a Roberto, de Led a Raul, de Guns a Paralamas, de Hermanos a Muse, de Mopho a Wado, sem deixar de fora a trilogia roqueira de Caetano, a profundidade de Gil e a palavra de Chico Buarque.

Fonte: Ascom Diteal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos