Projeto Velas Telas traz beleza e arte em tempos de pandemia

O evento que marcou a cena cultural alagoana está de volta este mês em formato de live 

Divulgação

A segunda edição do Arte em Movimento – Velas Telas volta a trazer beleza e emoção ao litoral de Maceió. Este ano tem como temática as mulheres e a diversidade racial, uma prova de sua completa sintonia com questões importantes da sociedade contemporânea. Em tempos de pandemia, estão sendo adotadas medidas responsáveis para se evitar a propagação do Coronavírus – Covid 19, inclusive no que diz respeito ao formato do projeto. Este ano as projeções nas velas das jangadas serão transmitidas em tempo real através do canal do projeto no YouTube.

O Velas Telas 2020 acontece no período de 17 e 20 de novembro, sempre no início da madrugada.  O link do canal para ter acesso às projeções já está disponível e é: https://www.youtube.com/channel/UCSzxKZchR3NPi2RjWV_qWUQ.

Então a dica é se inscrever logo no canal e espalhar a notícia para amigos e parentes. Assim todos poderão viver juntos, embora em casas diferentes, a emoção de testemunhar um dos projetos mais marcantes da cena cultural de Maceió.

Idealizado por Mirna Porto Maia e realizado pela Ponto de Produção, o Arte em Movimento – Velas Telas conta com patrocínio do Magazine Luiza por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Este ano 15 artistas vão ter obras projetadas nas velas das jangadas: Mestra Irinéia, José Paulino, Eva Le Campion, Agélio Novaes, Jeanine Toledo, Zumba, Dalton Costa, Hilda Moura, Martha Emília, Joe Santos, Myrna Maracajá, Pedro Cabral, Suel, Lú Azul e Alex Barbosa. Haverá também a performance Bicho da Seda, de Delson Uchoa, com direção de David Farias.

“O Velas Telas 2020 é um super desafio. Desafio técnico e artístico.  Na verdade, o projeto estava praticamente pronto no final de março. O mês escolhido foi abril, exatamente no período da Semana Santa, na lua cheia. Mas veio a pandemia. Fomos pegos com a realidade mudada”, argumenta Mirna Porto.

O formato de live tem como objetivo evitar as aglomerações naturais em projetos de grande porte e alcance, como é o caso do Velas Telas. Na edição anterior, milhares de pessoas marcaram presença na praia e ficaram deslumbradas com a beleza das projeções. Este ano o novo normal não permitirá a reunião de pessoas, mas nem por isso tirará a magia e do encontro da arte do o mar.

“Isolaremos uma área da praia para ser o espaço da filmagem.   E pedimos a colaboração do público, para que evitem a presença sem distanciamento social.  O uso de máscaras será obrigatório inclusive no trecho não isolado.”, enfatiza Mirna Porto.

Sobre a nova edição do projeto,  Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza, destaca: “Nunca a Arte foi tão necessária. Em um tempo onde a disrupção—climática, política e institucional—convive com inovações maravilhosas e descobertas revolucionárias, as pessoas precisam do olhar do artista para pensarem o mundo e para se inspirarem. O Magazine Luiza está sempre empurrando para frente a interpretação humana a respeito da nossa existência. O projeto Arte em Movimento – Velas e Telas é um deles, transformador, inclusivo, uma galeria de arte a céu aberto que tem como seu maior intuito o público alagoano para prestigiar seus artistas e a sua cultura.

SOBRE O MAGAZINE LUIZA
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com mais de mil lojas e 12 centros de distribuição, estrategicamente localizados em 17 Estados (São Paulo – sede –, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Piauí e Maranhão).
O Magazine Luiza tem em sua missão o compromisso com o desenvolvimento do País, nesse contexto, realiza investimentos sociais e culturais. A causa da democratização cultural passou a orientar recentemente esses investimentos pelo entendimento de que a experiência simbólica expressa na arte e na cultura é fundamental para a realização de todo ser humano. Assim, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a empresa busca contribuir para a ampliação e melhoria das opções, das experiências e do acesso da população, a criações artísticas, prioritariamente as brasileiras.

SERVIÇO
O Que: Arte em Movimento – Velas Telas 2020
Formato: Live
Quando: 17/11 – 23h24
                 18/11 – 00h17
                 19/11 – 01h15
                 20/11 – 01h45

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos