O clássico e o moderno do Ballet Eliana Cavalcanti no 2º vídeo do Teatro Deodoro: 110 anos 

Bailarina conta sua tratejória e apresenta três coreografias

Divulgação

Em 1973, surgia, no Centro de Maceió, o Ballet Eliana Cavalcanti. Dois anos mais tarde, a bailarina, coreógrafa e mestra em ballet, estreou seu primeiro espetáculo, no palco do Teatro Deodoro. Posteriormente, vieram outras apresentações, até os dias de hoje.

Algumas dessas histórias são contadas por Eliana Cavalcanti de volta ao palco para um momento muito especial: participar da celebração virtual dos 110 anos do Teatro Deodoro, patrimônio cultural de Alagoas. No vídeo, disponível pelo link: https://youtu.be/Jr_U7d1PPSI , a bailarina fala de sua trajetória e sobre a relação com a casa centenária.

“É uma magia que isso aqui (teatro) tem, um deslumbramento, uma realização de sonhos e todas as pessoas que passaram por aqui foram muito importantes, não só os artistas da terra, mas também os nacionais e internacionais, os funcionários e técnicos”, observa Eliana, citando alguns nomes como Cabral, Gustavo Leite, Bráulio Leite e Dinho.

O vídeo apresenta três coreografias com direção geral de Eliana Cavalcanti: uma variação masculina do balé La Esmeralda, com o bailarino Emerson Mateus em cena, e música de Cesare Pugni; uma variação de Kittri do balé D. Quixote, feita pela bailarina Bárbara Samille, e música de Ludwing Minkus; e Em Pandémie, duo formado especialmente para este momento, no estilo moderno, a coreografia é assinada por Bárbara Samille, que forma a dupla com Emerson Mateus, música de Laurent Choukroun.

“Essas paredes todas carregam muita emoção e a gente tem um sentimento de pertencimento. O teatro é nosso e eu estou aqui hoje comemorando os 110 anos com muito prazer e orgulho. Eu participei do livro dos 100 anos, escrevi, tem foto minha, ficou registrado para todo o sempre. Então, eu gosto de estar nesses momentos maravilhosos, principalmente, no que diz respeito ao teatro ”, conclui Eliana.

Este ano, devido à pandemia da Covid-19, as comemorações em homenagem ao aniversário do Deodoro estão ocorrendo de forma virtual. A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) produziu nove vídeos de artistas e grupos alagoanos, que falam sobre o seu trabalho e a relação com a casa. As estreias ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, às 8h, no canal do teatro no Youtube.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos