Suposto ovni no céu que intrigou alagoanos é explicado por astrofísico; vídeo

Especialista explicou o fenômeno que foi visto em Alagoas e outros estados do Nordeste nessa segunda-feira (24).

Um grande clarão no céu prendeu a atenção de moradores de municípios como Arapiraca e Palmeira dos Índios, no agreste alagoano. A caso foi fotografado, filmado e divulgado nas redes sociais durante a noite dessa segunda-feira (23).

O fenômeno, visto principalmente na zona rural dos municípios, gerou vários tipos de especulações por parte de populares, que não sabiam a que atribuir o clarão. Os palpites foram desde um avião caindo, até um meteoro que teria gerado um grande feixe de luz.

Reprodução

Clarão foi visto no céu por alagoanos na noite dessa segunda-feira (23).

No entanto, de acordo com Nicolas Oliveira, astrofísico e doutorando do Observatório Nacional, o clarão não se trata de um drone, meteoro, nem estrela. Segundo ele, o fenômeno é o efeito dos módulos de propulsão de um foguete lançado, nesta segunda, pela China.

“Eles lançaram, há pouco mais de duas horas um foguete levando a bordo os módulos da missão lunar Chang-e 5. A missão tem como objetivo coletar amostras da superfície da Lua para análise”, explicou. E acrescentou: “o que foi visto, muito provavelmente, é o efeito dos módulos de propulsão do foguete. Para sair da atmosfera da Terra, a rota de sua trajetória estava prevista para passar acima da América do Sul”.

Riscos

Apesar do susto, o fenômeno não oferece risco. Segundo Nicolas, a possibilidade destes módulos causarem um acidente é remota. “Existe uma probabilidade, porém tão pequena que chega a ser desprezível. Os estágios de foguetes modernos comumente se desintegram na atmosfera ao se desacoplarem, outros possuem trajetória de queda calculada para os oceanos. Foguetes da SpaceX possuem estágios que pousam após o lançamento e podem ser reutilizados em outros lançamentos”, revelou.

Fenômeno visto no Nordeste

Alagoas não foi o único estado que “flagrou” o clarão no céu. A luz também foi vista em cidades como Salvador, Itapitanga, ambas na Bahia e também em estados como Ceará e Piauí.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos