Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas contará com avião para operações

CBM/AL

Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas contará com avião para operações

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) contará a partir desta semana com um avião para operações. A aeronave chegará ao estado na próxima quarta-feira, 25, por volta das 14 horas, no hangar do Grupamento de Operações Aéreas, e representará um grande salto no potencial da corporação, reduzindo o tempo para atendimento a ocorrências de maior distância que necessite de um recurso especializado.

A aeronave do CBMAL é um avião Cessna 210, de fabricação americana, movida a hélice por um motor a pistão com seis cilindros que proporcionam 310 cavalos de potência. Esta aeronave tem capacidade de transportar dois tripulantes e quatro passageiros, possuindo peso máximo de carregamento de 785 kg, incluindo o combustível, que com o volume dos tanques pesam 245 kg, restando para tripulantes, passageiros e bagagens 540 kg. Sua autonomia permite deslocar com segurança por uma distância de 1250 quilômetros.

Por ser um avião rústico pode pousar em pistas de barro, facilitando a operação em vários locais do interior do Estado de Alagoas. O avião possui uma asa alta que favorece a visão, sendo muito utilizado para realizar buscas. O avião é homologado para realizar o voo noturno e em algumas condições climáticas de baixa visibilidade.

O avião foi apreendido por tráfico de drogas e cedido ao CBMAL através de decisão judicial do Mato Grosso. Ele estava de posse do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e foi repassado há alguns dias para a corporação alagoana. No CBMSC, a aeronave realizou várias missões, focadas principalmente em buscas e transporte aeromédico.

O Avião Bombeiro 01 será, também, colocado à disposição para atuar em conjunto com o SAMU, reforçando a integração dos órgãos estaduais, marco do governo atual.

CBM/AL

Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas contará com avião para operações

Com essas características, tal aeronave poderá realizar as seguintes atividades:
⁃ transporte de militares e autoridades para apoio a ocorrências em locais distantes;
⁃ sobrevoos servindo como plataforma de observações em busca de embarcações;
⁃ transporte de equipe com cães para ocorrências de busca e salvamento;
⁃ apoio administrativo;
⁃ transporte de tropa;
⁃ transporte aeromédico (UTI aérea);

⁃ transporte de órgãos e tecidos para transplantes;
⁃ transporte de carga;
⁃ busca e localização em terra e no mar;
⁃ monitoramento de focos de incêndio florestal;
⁃ patrulhamento preventivo e monitoramento ambiental;
⁃ lançamento de paraquedistas;
⁃ ajuda humanitária (transporte de alimentos, medicamentos e água para comunidades isoladas ou por decreto de estado de emergência ou calamidade pública);
⁃ transporte de Peritos Oficiais do Estado;
⁃ apoio a secretarias de estado e ao Poder Judiciário.

Alagoas possui diversas pistas de pouso, que em sua grande maioria são de barro, das quais podemos citar:

– Arapiraca- Aeroporto
– Santana do Ipanema – pista de barro
– Coruripe – pista de barro (uso para aviões agrícolas)
– Batalha – Pista de Barro
– Piranhas – Pista de barro
– Delmiro Gouveia – Pista de barro
– Barra de Santo Antônio – Pista de asfalto
– Palmeira dos Índios – Pista de barro

Fora do Estado possuímos diversos destinos largamente utilizados para o transporte aeromédico como, por exemplo, Recife e Salvador.

Alguns serviços não necessitam realizar pouso no local exato da ocorrência, como fiscalizações ambientais, avaliações de incêndios em matas ou vegetação, perícias, buscas, entre outros.

Fonte: CBM/AL

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário