Rio Jequiá é atingido por melaço após suposta explosão de gases em tanque de usina

Cortesia

Um derramamento de melaço, ocorrido após uma suposta explosão de um dos reservatórios da Usina Porto Rico, em Campo Alegre, atingiu um trecho do Rio Jequiá.

O caso tem sido acompanhado por equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente desde segunda-feira, 23.

Informações preliminares dão conta que o tanque de melaço com um volume de 100 mil litros se rompeu provavelmente após uma pequena explosão de gases. Com isso, estima-se que entre 10% e 15% do  melaço tenha atingido o corpo hídrico por meio de uma galeria pluvial.

O vazamento já foi contido, mas ainda há resíduo no solo. Parte do melaço foi drenado para uma lagoa de decantação e bombeado para canais de irrigação. Uma das medidas tomadas para a diluição do resíduo foi o aumento de 20% da vazão do Rio em uma barragem.

Até o momento, a empresa realizou a coleta de amostra de água em dois pontos do Rio Jequiá. São eles: Igrejinha da Usina Sinimbú e na Vila Operária na Usina Sinimbú.

Foram identificadas alterações na coloração da água por conta do melaço em vários pontos, inclusive próximo Fazenda Prata.

Apesar do acidente, não há registro de mortandade de peixes no rio até o momento. Contudo, os pescadores e moradores da região devem ficar atentos a qualquer mudança no local.

Um processo foi aberto no IBAMA com a Ordem de Emergência, e o Comunicado de Ocorrência de Acidente Ambiental.

Em contato com o ICMBio, o Alagoas 24 Horas foi informado que os fiscais do órgão estão no local para  ajudar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente na coleta de amostras da água com o intuito de avaliar os possíveis danos ambientais. Os impactos causados pelo acidente deverão ser analisados pela Secretaria de Meio Ambiental.

A equipe de reportagem também entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campo Alegre, que ficou de enviar um posicionamento sobre o caso posteriormente.

Por meio de nota, a empresa Industrial Porto Rico confirmou que houve um vazamento de um tanque de melaço, causando grande sujeira no seu parque industrial. A empresa esclareceu que logo após o vazamento, todas as medidas foram tomadas para conter ou minimizar os danos. Porto Rico alegou ainda que acionou os órgãos ambientais para averiguar a existência de danos ambientais.

Confira nota na íntegra:

Considerando os recentes acontecimentos relacionados à empresa Industrial Porto Rico S/A (“Porto Rico”) no dia de ontem, em relação ao grande incidente quanto ao vazamento do tanque de melaço (envolvido no processo produtivo de etanol), utilizamo-nos da presente para fazer alguns esclarecimentos:

1 – Como é de notório saber, a Industrial Porto Rico é a empresa agroindustrial que há mais de 40 (quarenta) anos é agente geradora de emprego e renda para a região de Campo Alegre e municípios circunvizinhos, sendo geradora de mais de 4000 (quatro mil postos) de empregos diretos e indiretos.

2 – A Industrial Porto Rico é uma das poucas usinas de Alagoas que vem conseguindo se manter firme com a crise que assola ao setor sucroenergético (“sucroalcooleiro”) de Alagoas ao longo da última década; e tudo isso graças ao cuidado de manter investimentos tanto na sustentabilidade ambiental quanto no desenvolvimento social das regiões em que atua; tudo, evidentemente, em razão do compromisso social que sempre caracterizou a condução dos seus negócios.

3 – Ontem, num enorme susto, tivemos o vazamento de um tanque de melaço, causando grande sujeira no seu parque industrial, porém – com a proteção de Deus! – sem existir nenhuma vítima (nem acidental, nem muito menos fatal).

4 – A “Industrial Porto Rico” informa que, por iniciativa própria, entrou em contato com os Órgãos Ambientais para narrar o ocorrido, a fim de que, em conjunto, pudessem averiguar a existência (ou não) de danos ambientais; e, acaso existentes, as medidas que precisam ser tomadas.

4.1 – Em tempo, a Industrial Porto Rico comunica que imediatamente após o vazamento tomou todas as atitudes próprias (necessárias e urgentes no momento) para conter (ou minimizar) qualquer dano que pudesse vir a ocorrer.

E, em sequência, manter-se-á ainda mais vigilante, adotando todas as medidas gradativas (ouvindo aos seus Técnicos e aos Órgãos Públicos) para que sejam evitados eventuais danos.

5 – Assim, a Industrial Porto Rico conta com o apoio daqueles envolvidos nessa relação, e permanecerá seguindo da forma mais esclarecedora e transparente, com a consciência do importante papel que desempenha nessa difícil fase que se faz preciso ultrapassar para atingir sucesso nos caminhos para o futuro.
Campo Alegre – AL, 24 de novembro de 2020

INDUSTRIAL PORTO RICO S/A – EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Carlos José Monteiro – Superintende Operacional

Átila Machado Jr. – Advogado

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos