Aedes aegypti: Saúde realiza dia D de prevenção na Escola Nosso Lar

A ação faz parte da campanha de enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chykungunya

Alagoas 24 Horas

O Comitê Municipal de Mobilização Integrada para o Controle de Dengue e Riscos Ambientais levou, nessa terça-feira (24), as ações educativas da Campanha de Enfrentamento ao Aedes aegypti à Escola Municipal Nosso Lar. A iniciativa contou com a parceria de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a acolhida de pais e alunos ficou por conta da equipe do Projeto Guarda Faz Escola, da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

De acordo com Adriana Paula Xavier, representante da área técnica de articulação e mobilização comunitária da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da SMS, no local houve a entrega de máscaras e álcool em gel para pais e alunos para que eles pudessem participar das atividades de maneira segura. “Distribuímos kits educacionais sobre a campanha com os alunos, distribuímos também chás de mudas de plantas medicinais e promovemos palestras sobre saúde, e uma roda terapêutica em parceria com o Ministério Público”, destaca.

“Como esse conteúdo não pode ser trabalhado nas salas de aula de forma direta como fazemos todos os anos, então reforçamos esses cuidados com orientações práticas, palestras e jogos interativos, consolidando o trabalho educativo como ferramenta de combate e controle de doenças”, completa Adriana Paula Xavier. No local, agentes de endemias também fizeram vistorias para identificar locais que possam ser criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chykungunya.

A ação do Comitê na Escola Nosso Lar contou com a participação da Gerência de Promoção e Educação em Saúde (Gpes), Gerência de Vigilância Epidemiológica e da Gerência de Controle de Doenças Provocadas por Vetores e Animais Peçonhentos junto aos Agentes de Endemias da SMS e da Semed.

Rádio Escola

As ações da Campanha também contemplaram o desenvolvimento de podcasts sobre a temática do enfrentamento ao Aedes aegypti, veiculados através de espaços criados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o ensino online na Rádio Difusora. A divulgação desses materiais também aconteceu nesta terça (24), de 13h às 14h.

Ao todo, foram cinco materiais que tratavam de temas como o Dia da Consciência Negra, com uma música infantil a respeito às diferenças e diversidade; Informativo do Dia D de enfrentamento com educadores em Saúde da SMS; contação de histórias e cordel sobre ações de prevenção e um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) chamado “Quem ama cuida” que abordou a temática do abuso sexual no meio virtual.

Todos os materiais da Campanha foram enviados para mais de 90 escolas do ensino fundamental da rede municipal pela Semed.

Conversando sobre saúde

No dia 23, data que marcou o início das ações, a GPES da SMS realizou em parceria com o Sesc Alagoas, o projeto “Conversando sobre Saúde”, que ocorreu na Unidade do Sesc Guaxuma. Durante a ação, foram atendidas 43 mulheres que participaram de uma atividade focada na prevenção da dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Além de compartilhar mensagens sobre os cuidados necessários para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito, as participantes receberam um kit com máscara, álcool em gel e panfleto com orientações sobre a prevenção da dengue, zika e febre chikungunya.

Outras ações

Na quinta-feira (26), será realizada uma ação educativa na Unidade de Saúde Roland Simon (Vergel) e no Pam Salgadinho, com a equipe da Vigilância Epidemiológica. Já no dia 27, serão feitas atividades pedagógicas remotas com a interação entre professores e estudantes da rede municipal de ensino e encerrando no dia 28, será feito um pegue e leve em parceria com o Sesc e o projeto Aprendendo a Viver.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos