Natal dos Folguedos 2020 começa neste fim de semana

Pei Fon/ Secom Maceió

O Natal dos Folguedos apresenta cultura alagoana para turistas e maceioenses

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), antecipou o início da 4ª edição do Natal dos Folguedos e o evento agora conta com 13 datas. A festa, que marca a abertura da alta temporada na capital alagoana e das comemorações de fim de ano, estava marcada para começar no dia 9, mas terá início a partir desta sexta-feira (04), na Praça Multieventos, orla de Pajuçara, das 18h às 22h. Na edição deste ano, o evento ganha um novo formato, em razão da pandemia da Covid-19, e contará com medidas de biossegurança reunidas em um protocolo específico para o evento.

A programação, totalmente gratuita, conta com a apresentação de grupos de folguedos, shows de artistas da terra, feiras de artesanato, iluminação temática, espaço kids, Casa do Papai Noel e a já tradicional Feira Gastronômica da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas. O destaque fica por conta do espetáculo de luzes e cores das projeções mapeadas, sucesso na edição passada e já confirmada sempre às sextas-feiras e aos sábados ao longo da programação.

Ainda que de forma reduzida e sem o tradicional cortejo cultural, que em anos anteriores arrastou milhares de participantes entre grupos culturais e espectadores pela orla marítima, o Natal dos Folguedos 2020 conseguiu manter grande parte das atrações ao adotar um ordenamento designado por um comitê composto por diversos órgãos da administração municipal, com o intuito de construir medidas de biossegurança específicas para o evento (clique aqui para acessar o protocolo na íntegra), com o aval do Ministério Público e da Vigilância Sanitária.

De acordo com o titular da Semtel, Jair Galvão, o Natal dos Folguedos contribuirá significativamente para a retomada do turismo no destino, com uma programação diversa que valoriza os principais atrativos da capital e apresenta aos maceioenses e turistas a riqueza da cultura alagoana.

“O Natal dos Folguedos representa o autêntico natal nordestino e já se tornou um dos principais eventos do calendário turístico da capital. O colorido da decoração natalina e a alegria dos grupos culturais são alguns dos diferenciais do destino Maceió para as festas de fim de ano. Com a ampliação das datas e da programação, a ideia é fortalecer a alta temporada e a retomada do nosso turismo com segurança e responsabilidade, mostrando que Maceió está preparada para receber turistas e maceioenses em um evento que já é referência entre os destinos nordestinos e brasileiros”, explicou.

O Natal dos Folguedos acontece nos dias 4, 5, 6, 9, 10, 11, 12, 13, 16, 17, 18, 19 e 20 de dezembro. No espaço do evento, também estará presente o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel da Semtel para dar apoio aos visitantes com informações turísticas e divulgação dos atrativos maceioenses.

O Natal dos Folguedos é realizado pela Prefeitura de Maceió, com patrocínio do Sebrae e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB).

Fonte: Ascom Semtel

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos