A musicalidade dos Chorões de Maceió no projeto Teatro Deodoro: 110 anos

Músicos fazem uma homenagem ao eterno Zailton Sarmento, falam do grupo e da importância da casa centenária

shows

O amor por um ritmo genuinamente brasileiro do século XIX, o choro, popularmente chamado de chorinho, motivou a reunião de grandes músicos em Alagoas. Fundado em 2003 com o intuito de difundir as composições de choro de alagoanos, além das músicas mais tradicionais, os Chorões de Maceió reúnem um time de instrumentistas de peso.

O grupo estreia o sexto vídeo do projeto Teatro Deodoro: 110 anos, nesta quinta-feira (03/12), no Youtube, disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cbYPKq4OQOc .

“O Chorões de Maceió tem componentes que são ícones da música de Alagoas, como o Wellington Pinheiro, um grande mestre. A gente perdeu o Zailton Sarmento, outro ícone, e vamos fazer uma homenagem a ele com a composição Voa Zazá. Somos muito felizes em tê-los conosco nesta história”, conta o maestro e instrumentista, Siqueira Lima, no vídeo.

Além de Voa Zaza, composição de Billy Magno, alagoano da cidade de Pão de Açúcar, os músicos apresentam Dudu no Choro, de Toinho Epifânio, de Traipu, e O Grande Fela, de Wellington Pinheiro, de Penedo. A direção musical é de Siqueira Lima.

Participam do vídeo os músicos Francisco Moura (violão 07 cordas), Wellington Pinheiro (cavaquinho), Mikla Waltari (pandeiro), Siqueira Lima flugel horn) e Ely Rodrigues (saxofone e clarinete). A captação de áudio foi feita por Márcio Brebal e Laércio Leão e a mixagem e masterização ficaram com Ely Rodrigues.

“Eu tive a oportunidade de presenciar aqui no Teatro Deodoro a Caravana da Felicidade, em 1978, mais ou menos. Eu deveria ter uns 16 anos. Veio com grandes celebridades da música e da cultura nacional, na época do SBT. Esse teatro ficou cheio. Lembro muito dessa época, histórica, vai ficar para sempre. Veio Pedro de Lara, Carlos Galhardo, Ademilde Fonseca, Regional do Canhoto. Nós não só presenciamos como participamos também deste grande evento, foi uma semana de festa. Hoje, tenho prazer de dar parabéns a esse teatro, essa coisa maravilhosa, fantástica, que eu vou levar pra sempre na minha vida. Só quero dizer: parabéns, teatro, muito obrigado pelas emoções que você me ofereceu durante toda a minha vida de músico”, disse Wellington Pinheiro, no vídeo.

O projeto Teatro Deodoro: 110 anos celebra o aniversário da casa, que chegou a este marco em 15/11, e conta com nove vídeos de artistas e grupos alagoanos, entre teatro, dança e música, que falam de sua trajetória e ligação com o palco centenário. As estreias ocorrem todas terças e quintas-feiras, às 8h, no canal do Teatro Deodoro no Youtube, de 17/11 a 15/12.

Fonte: Diteal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos