População em situação de rua tem atendimento prioritário durante a pandemia

Ação Novembro Cidadão. Foto: Ascom Semas

Com a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou algumas adaptações para melhor atender a população mais vulnerável. Para isso, foi firmado um convênio em julho deste ano com a Associação Católica São Vicente de Paulo, conhecida como Casa de Ranquines, para a realização de ações socioassistenciais voltadas para a população em situação de rua da capital alagoana.

Com o convênio, 600 vagas foram disponibilizadas para a população em situação de rua. Três abrigos provisórios foram criados, sendo dois para adultos e um para idosos. No momento, cerca de 340 pessoas estão sendo assistidas de acordo com o perfil dos usuários.

O atendimento humanizado à população em situação de rua durante a pandemia tem sido uma forma de alento para esse público, que na maioria das vezes não possui nenhuma perspectiva de vida.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Henrique Alves Pinto,  na área de Proteção Especial, a prioridade do atendimento, nesse período de pandemia, foi para a população a população de rua nas unidades da Semas e abrigos provisórios.

“A assinatura do convênio foi extremamente importante para a ampliação dos atendimentos durante esse momento tão delicado e complicado que estamos vivendo. Mais do que nunca precisamos nos solidarizar com essas pessoas que vivem momentos difíceis e de vulnerabilidade social”, explicou o gestor.

Segundo o Frei João Maria, da Casa de Ranquines, o convênio com a Semas foi de suma importância para implantação  dos abrigos.

“Toda equipe realiza um trabalho diário com ações de assistência social, saúde e alimentação, dormida, amparo espiritual. Além disso, os acolhidos também recebem a oportunidade de receber um trabalho na unidade de atendimento. Para nós, é uma imensa alegria poder acolher os filhos da rua, como os chamamos. Percebemos a preocupação da Prefeitura com essa população e ficamos muito felizes. Assim nós podemos ter a garantia de que mais pessoas em situação de rua sejam acolhidas”, apontou o Frei.

Nos abrigos são oferecidos moradia, alimentação digna, cuidados de higiene pessoal, lavanderia, avaliação das condições de saúde, testagem para Covi-19 e atendimento pisicossocial, além de encaminhamento para qualificação profissional.

Além de assistência pessoal e profissional, os assistidos também possuem momentos de lazer e descontração com desenvolvimento de atividades culturais como zumba, roda musical, sinuca, pebolim, fliperama e TV. São realizadas, ainda, ações de  saúde e beleza com cortes de cabelo, escova e maquiagem.

No mês de novembro, os assistidos também foram beneficiados com a ação do Novembro Cidadão, realizada pelas coordenações de Direitos da da Semas. Durante a ação, com a parceria da  Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, encaminhamentos para mamografia e citologia.

Os atendimentos são individualizados com a equipe técnica de assistentes sociais e psicólogas, que disponibilizam encaminhamentos para benefícios eventuais como auxílio viagem e aluguel social, além de agendamento de consultas eletivas e odontológicas e viabilização de 2º via das documentações e encaminhamentos para tratamento psiquiátrico em Centros de Atenção Psicossocial (Caps) .

O convênio, que está previsto para ser encerrado em dezembro deste ano, tem como finalidade promover convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e autonomia dos usuários, trabalhando a valorização do ser humano por meio da conscientização para a reintegração ao convívio familiar e social.

O Frei João de Maria reforça a importância da continuidade da parceria para os assistidos. “O convênio se encerra este mês, porém, se faz necessário a continuação desse projeto que tem oportunizado amparo e dignidade para população em situação de rua em meio a pandemia”, destacou.

O termo de cooperação assinado teve o repasse financeiro emergencial de recursos federais para a execução de ações socioassitenciais e estruturação da Rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas), devido à situação de Emergência em saúde pública, ocasionada pelo novo coronavírus. Foi repassado o total de R$1.440.00,00 do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS)-Covid 19.

 

Fonte: Ascom Semas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos