Natal dos Folguedos contará com a presença de grandes artesãos alagoanos

Sebrae

Natal dos Folguedos contará com a presença de grandes artesãos alagoanos

A quarta edição do Natal dos Folguedos, criado para celebrar o natal com a cara da cultura alagoana, teve início na última sexta-feira (04), na Praça Multieventos, na Praia da Pajuçara. E a partir da próxima sexta-feira (11), quem for visitar o evento poderá encontrar o melhor do genuíno artesanato local e suas diversas tipologias advindas de várias regiões do estado de Alagoas. Nesta edição, por conta da pandemia, todos os protocolos sanitários serão cumpridos, com a medição de temperatura, capacidade máxima no espaço, distanciamento social e a obrigação do uso de máscara.

Nos dias 11, 12 e 13, irão expor seus produtos: de Maceió – ‘Do lado de Cá’ com criações em papel machê; Maria Corá, com sua arte em Cerâmica; Vegas Leão, com seus mosaicos; Mestra Vânia, com sua arte popular; ‘Panta Cultura em Madeira’, com brinquedos em madeira; Robervilda, com o crochê.

Da Barra de São Miguel – ‘Bordeliê’, com acessórios no ponto cruz; de Maragogi – ‘Mulheres de Fibra’, com artesanato da fibra da bananeira; da Barra de Santo Antônio – Nen, com sua arte em madeira; da Região das Lagoas Mundaú e Manguaba – Instituto do Bordado Filé (Inbordal).

Já nos dias 18, 19 e 20, estarão: de Maceió – Tati Barros, com acessórios em linhas; Solange Arruda, com acessórios em crochê; Welma Wanderley, com suas pinturas; Marta Emília, com pintura em porcelana; Mestre Arlindo, com suas esculturas em palito de fósforo, além da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, com peças em bordado filé; de Penedo – Fulô.a, com os bordados; de Marechal Deodoro – Lucyane Crochê; de Boca da Mata, estará o Mestre André da Marinheira com seus objetos em madeira.

Analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, destaca a importância desse espaço no evento para que os artesãos, prejudicados pela pandemia, possam vender seus produtos.

“Esse ano foi um ano muito difícil devido a pandemia. E quando falamos em produtos artesanais, que não são produtos de primeira necessidade, sabemos o quanto eles foram atingidos. Há muitos produtos estocados e muita necessidade de captar recurso para sobrevivência do negócio e seus familiares. Acreditamos que esta é uma oportunidade para que os artesãos escoem sua produção e façam a circulação de renda”, afirma Marina Gatto.

Sobre o Natal dos Folguedos

Além da feira de artesanato, a programação, totalmente gratuita, ainda conta com a apresentação de grupos de folguedos, shows de artistas da terra, iluminação temática, espaço kids, Casa do Papai Noel e a já tradicional Feira Gastronômica da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas. O destaque fica por conta do espetáculo de luzes e cores das projeções mapeadas, sucesso na edição passada e já confirmada sempre às sextas-feiras e aos sábados ao longo da programação.

O Natal dos Folguedos é realizado com o patrocínio do Sebrae Alagoas, organizado pela Prefeitura de Maceió através da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e a Secretaria Municipal de Turismo e Lazer (Semtel). O evento ainda conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL).

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Fonte: Sebrae

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos