Otávio Praxedes toma posse como presidente do TRE-AL

Decisão é do presidente do TJ/AL, desembargador Otávio Leão Praxedes. Foto: Caio Loureiro

Na próxima sexta-feira (08), o desembargador Otávio Leão Praxedes tomará posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). A solenidade acontecerá no auditório do Tribunal de Justiça (TJ), às 15h, e será restrita a poucos convidados para que sejam observadas todas as regras de segurança sanitária em relação à prevenção ao Covid-19. Na oportunidade, o desembargador Washington Luíz Damasceno Freitas será empossado como vice-presidente e corregedor do órgão.
“A expectativa é contribuir de forma ativa e proativa com a democracia. Trabalhar para que o pleito de 2022 ocorra com segurança, organização, tranquilidade e que seja assegurada a liberdade de voto ao cidadão, finalidades principais da Justiça Eleitoral. Manter a crescente busca pela excelência das atividades desenvolvidas, visando o cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça”, disse o desembargador Otávio Praxedes.
Em sua gestão, Praxedes considera muito importante, ainda, o treinamento e a capacitação de servidores da Justiça Eleitoral para que possam, da melhor maneira, enfrentar os encargos e utilizar as novas ferramentas que se apresentam a cada novo pleito. Entre os desafios que o novo presidente do TRE/AL espera enfrentar, Otávio Praxedes destaca a continuidade da atual pandemia – que impôs uma série de restrições em todos os setores – associada à necessidade de se organizar uma eleição que transcorre no âmbito estadual.
“Além disso, mostra-se importante a intensificação, com adoção de ações de esclarecimento, do combate as notícias falsas, como forma de evitar os discursos de violência e garantir o pleno exercício da democracia, reforçando, ainda, a confiabilidade do sistema eletrônico de votação”, complementou o magistrado, que comandará a Justiça Eleitoral no biênio 2021/2023.
“Queremos agregar, congregar e contribuir com a Justiça Eleitoral”
Para o desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, que será empossado vice-presidente e corregedor do Regional alagoano, a ideia é agregar, congregar e contribuir com a Justiça Eleitoral nessa nova gestão que se inicia em 2021. “Já conheço o modo como o desembargador Praxedes gerencia as instituições que preside e tenho certeza que, juntos, vamos trabalhar para que a Justiça Eleitoral em Alagoas cresça e atue ainda mais como um dos pilares da democracia brasileira”, destacou Washington Luiz.
Para o magistrado, o combate às notícias falsas desde sua origem e a continuidade dos julgamentos firmes que coíbem os abusos e infrações cometidos durante o período eleitoral serão alguns dos principais desafios do TRE nos próximos anos.

Fonte: Ascom/TRE-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos