“Nasci de novo”, diz primeiro paciente curado da Covid-19 no HE do Agreste

José Luciano Silva passou 14 dias internado para tratar complicações da doença

Arquivo Pessoal

José Luciano da Silva

“A sensação de sair do hospital curado foi maravilhosa. Foi como tivesse nascido de novo”. A declaração emocionada é do auxiliar de serviços gerais, José Luciano Silva, 46 anos, e ocorre mais de oito meses depois de ser internado para tratamento da Covid-19, no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

Ele foi o paciente número um, admitido após o hospital abrir os leitos para atender as pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Casado e pais de três filhos, José Luciano Silva mora na cidade de Taquarana, a 83 quilômetros de Maceió.

O auxiliar de serviços gerais diz que começou a sentir os sintomas de uma gripe no dia 22 de abril do ano passado. “Tive espirros, dor no corpo, frio e um pouco de febre, além de dor na garganta”, lembra.

José Luciano relata que suspeitou da Covid-19 seis dias depois, porque passou a ficar cansado e muito fraco. “Nunca tive nenhum problema de saúde, como diabetes ou pressão alta. Tive muito medo nos primeiros dias e pensei que ia morrer”, conta, emocionado.

O paciente foi internado no dia 2 de maio no Hospital Djacy Barbosa, em Arapiraca, e três dias depois foi transferido para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA). “Fui muito bem cuidado, fiquei recuperado da doença e tive alta no dia 14 de maio”, relembra José Luciano.

No total, foram 13 dias internado para tratamento da Covid-19 no maior hospital público do interior de Alagoas, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “Hoje estou bem, graças a Deus, e gostaria de fazer um agradecimento à Gerência do Hospital de Emergência do Agreste, que me deu a maior força, e também aos médicos e enfermeiros que cuidaram muito bem de mim”, enfatizou ele.

José Luciano diz que consegue realizar as suas atividades diárias normalmente. “Vejo a pandemia hoje como uma coisa muito perigosa e que mata com força. O conselho que eu dou para as pessoas é que se cuidem da melhor maneira possível, usando todos os meios de prevenção possíveis”, recomendou, com a experiência de ter sentido na pele os efeitos nocivos da Covid-19.

Estrutura ampliada

Para atender os pacientes infectados com a Covid-19, a gerente do HE do Agreste, Bárbara Fernanda Albuquerque, com o apoio do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, montou uma ala exclusiva para o tratamento de pessoas com a doença.

A ala, que obedece aos protocolos de segurança e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), conta com 77 leitos exclusivos para tratar pessoas com suspeita e que testaram positivo para a Covid-19. Do total de leitos, 27 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 50 Clínicos.

E, separado da nova estrutura, está funcionando a ala para pacientes com os mais variados tipos de traumas. De abril até dezembro de 2020, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) atendeu 814 pacientes com Covid-19. Desse total, 472 internamentos foram de homens e 342 mulheres, que receberam assistência médica especializada para tratamento e cura da Covid-19.

Fonte: Ascom HE do Agreste

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos