Criador de estátuas de cera de Rolândia ignora críticas e agradece fama repentina

Obras amadoras viraram memes nas redes sociais após uma publicação de 2015 viralizar na primeira semana deste ano. 'Agora, todo mundo conhece o meu trabalho', disse empresário que criou as esculturas de cera.

Estátua de cera de Marilyn Monroe está sendo restaurada após ficar exposta igreja de Rolândia — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo PessoalEstátua de cera de Marilyn Monroe está sendo restaurada após ficar exposta igreja de Rolândia — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo Pessoal

Há 20 anos o empresário Arlindo Armacollo decidiu dividir o tempo dos negócios com o mundo das artes. Pintou e doou quadros para diferentes instituições, aprendeu técnicas novas e, por curiosidade, aprendeu a fazer estátuas de cera.

Em 2015, ajudou a restaurar um mezanino da igreja matriz de Rolândia, no norte do Paraná, e doou 20 estátuas de ceras para a criação de um museu com visitação gratuita.

Na esteira do que faz o museu de cera mais famoso do mundo, o Museu Madame Tussauds, os homenageados de Armacollo são sempre personalidades célebres e retratadas em tamanho real.

Mas as obras de Rolândia ficaram mesmo famosas cinco anos depois, quando ele retirou 14 esculturas da igreja para restauração e transferiu parte delas para um museu que ele mesmo construiu. Graças a uma publicação em uma rede social, as obras ganharam o mundo após um trecho de uma reportagem feita em 2015 viralizar na primeira semana de 2021.

Em poucos instantes, as imagens das estátuas viraram memes e figurinhas virtuais que divertiram internautas. Para o criador das obras, que ignora críticas e agradece a fama repentina, o momento é de comemoração, apesar de a família ter ficado chateada com alguns comentários.

“Estou achando tudo muito bom. Quando o comentário foi publicado e milhares de críticas se espalharam, as minhas netas ficaram tristes, mas disse para elas que tudo tem um propósito. Eu não fiz as esculturas com a intenção de ganhar dinheiro, fiz porque gosto, com o objetivo de deixar algo para a cidade. De certa forma, a postagem foi positiva, agora todo mundo conhece o meu trabalho”, contou o empresário.

Empresário de Rolândia, criador das estátuas de cera, mantém as obras em museu
Empresário de Rolândia, criador das estátuas de cera, mantém as obras em museu

As obras restauradas que viralizaram — e outras tantas que o empresário criou em anos posteriores — podem ser vistas no Museu de Artes Izidoro Armacollo, em Rolândia (confira o endereço e horários de visitação, além de imagens de mais esculturas, ao final da reportagem).

Empresário expõe estátuas de cera da Princesa Diana e da Rainha Elizabeth II em um museu que construiu e mantém em Rolândia — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoalEmpresário expõe estátuas de cera da Princesa Diana e da Rainha Elizabeth II em um museu que construiu e mantém em Rolândia — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal

Criação das obras

Arlindo criou estátuas de Gandhi, Charles Chaplin, Ayrton Senna, Einstein, Hebe Camargo, Silvio Santos, Mandela, Chico Xavier, Princesa Diana, Rainha Elizabeth II, Michael Jackson, Madre Teresa de Calcutá, Papa Francisco e Papa João Paulo II.

Segundo o artista, todas elas personalidades que são referências e que deixaram um legado para o mundo.

O empresário afirma que o processo de produção ou de restauração de cada estátua demora em torno de 30 dias.

Para a restauração, Armacollo retira as perucas, os olhos, as próteses dentárias e as roupas — que são lavadas e passadas — das esculturas que precisam de reparos. Depois, os rostos de cada uma são remodelados com uma massa feita com cera, vaselina e óleo mineral.

Essa mistura de produtos é derretida e a massa fica, em média, 12 horas esfriando. Somente depois disso, e se estiver no ponto correto para modelar, é que o empresário começa a esculpir as faces. Neste último processo, ele diz que precisa ficar horas em pé.

“Sou perfeccionista e dedico horas a esse trabalho porque é algo que realmente gosto de fazer. Penso que as pessoas criticam a troco de nada. Não me importo. Acredito que isso só vai atrair mais curiosos”, enfatiza Armacollo.

Armacollo lembra que começou a esculpir estátuas de cera por curiosidade e após uma conversa com o pároco da igreja matriz. Antes disso, o empresário também visitou um museu de cera em Nova York, nos Estados Unidos.

A curiosidade o levou a pesquisar o processo de criação e, observando os rostos dos famosos retratados por meio de fotos e vídeos, começou a modelar as peças.

Depois de prontas, as estátuas recebem perucas e próteses dentárias compradas em Rolândia, e olhos e sobrancelhas adquiridas pela internet.

Estátuas de cera de Silvio Santos, Hebe e Chico Xavier — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoalEstátuas de cera de Silvio Santos, Hebe e Chico Xavier — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal

Visitação em museu

Segundo o empresário, pessoas curiosas em ver as estátuas não faltaram nos últimos dias. Das 14 estátuas que deixaram a igreja para serem restauradas, nove delas já foram recuperadas e estão em exposição no Museu de Artes Izidoro Armacollo, inaugurado há um ano.

Além disso, há outras nove estátuas de cera que o empresário fez depois da inauguração do espaço na igreja Matriz. Ou seja, o museu abriga 18 esculturas de cera, quadros e vasos.

O museu foi construído pelo próprio Arlindo Armacollo que tinha o desejo de ter um espaço para expor as próprias obras de arte.

“O meu propósito é fazer algo para deixar para a cidade onde nasci e cresci. O museu, as esculturas e as pinturas são presentes para o município”, concluiu.

O Museu Izidoro Armacollo fica na Avenida Romário Martins e abre às quartas, quintas e sextas-feiras das 14h às 20h, e aos domingos das 14h às 18h. A visitação é gratuita.

Empresário diz que estátua de cera de Albert Einstein é uma das suas preferidas — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoalEmpresário diz que estátua de cera de Albert Einstein é uma das suas preferidas — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
A estátua do piloto Ayrton Senna é uma das réplicas expostas no museu do empresário — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoalA estátua do piloto Ayrton Senna é uma das réplicas expostas no museu do empresário — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
Estátuas de Roberto Carlos e Michael Jackson também estão expostas em museu de Rolândia — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoalEstátuas de Roberto Carlos e Michael Jackson também estão expostas em museu de Rolândia — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
No museu em Rolândia, visitante também poderá ver uma estátua do Kiko — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoalNo museu em Rolândia, visitante também poderá ver uma estátua do Kiko — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
Chaves e Shrek também viraram réplicas no museu do empresário de Rolândia — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoalChaves e Shrek também viraram réplicas no museu do empresário de Rolândia — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
Fonte: G1 Norte e Noroeste

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos