Prefeitura de Olivença declara estado de emergência por desabastecimento de água

Josimar Dionísio (PL) anunciou em suas redes sociais que irá notificar a Casal e que medida deve ser publicada nos próximos dias

O prefeito do município de Olivença, Josimar Dionísio (PL), usou suas redes sociais nessa quinta-feira (14) para anunciar que decretará Estado de Emergência por causa do desabastecimento de água na cidade, localizada no Sertão alagoano. De acordo com o gestor, há localidades que estão há mais de 23 dias sem água.

Em vídeo, Jó, como é conhecido, disse que após ‘chegar ao limite’ cobrará providências urgentes a Casal e pedirá intervenção do governador Renan Filho. “A falta de água e escassez é um problema que assola toda nossa região, mas não há o que justifique mais de 23 dias sem água nas torneiras de boa parte de nossa população”, declarou.

“Não dá mais para aceitar esse descaso recorrente em nosso município; o nosso povo não merece isso! Não vamos cruzar os braços! Tomaremos todas as medidas cabíveis para buscarmos a solução, além do decreto, notificaremos a CASAL para que tome medidas e se pronuncie o mais rápido possível; temos o dever de cobrar, enquanto espaço territorial autônomo, e o mais importante, enquanto contribuinte”, diz a postagem.

A respeito da declaração do prefeito, a Casal informou que ainda não foi notificada oficialmente e emitiu nota sobre o tema. Confira na íntegra:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que o abastecimento de Olivença ocorre por meio do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, cuja captação de água fica no rio São Francisco, em Pão de Açúcar, e atende ao todo 18 cidades.

Nesta sexta-feira (15), um dos motores da captação está em manutenção, enquanto o outro funciona normalmente, portanto, o abastecimento encontra-se com 50% da capacidade para todas as 18 cidades atendidas por esse sistema. A previsão de normalização é nos próximos dias. Até lá, a Casal está efetuando manobras operacionais para manter todas as cidades abastecidas. Há ainda, na adutora que leva água para Olivença, desvios e furtos de água dentro de propriedades rurais, situação que já está sendo fiscalizada pela Companhia para, com isso, melhorar o abastecimento da cidade.

Em relação a Olivença, vale frisar que existe um rodízio entre as regiões dentro da própria cidade, em virtude da estrutura hídrica atual. Essa estrutura está sendo ampliada por meio de uma obra da Seinfra. Ademais, a Casal coloca à disposição dos moradores, para denúncias sobre falta de água, vazamentos ou irregularidades, o Call Center 0800 082 0195, que atende todos os dias, das 7h às 20h, e o WhatsApp 98139-9892.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos