Manaus já transferiu 188 pacientes para outros estados por falta de oxigênio

Espírito Santo recebeu 36 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus — Foto: Divulgação/Sesa

O Espírito Santo recebeu 36 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus entre a noite desta quinta-feira (21) e a madrugada desta sexta (22). Com as transferências, a capital do Amazonas já mandou 188 pacientes a outros estados.

O grupo mais recente que chegou ao Espírito Santo, com 18 pacientes, sendo 14 homens e quatro mulheres, chegou por volta de 1h45, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto Eurico Aguiar Salles, em Vitória.

O primeiro grupo, também com 18 pacientes, chegou por volta das 20h20 de quinta na capital capixaba.

Dos 36 pacientes amazonenses que chegaram ao Espírito Santo, 29 estão em leitos de UTI e sete em leitos de enfermaria.

Os pacientes foram acompanhados por médicos e enfermeiros até pousarem em solo capixaba. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde(Sesa), todos ficarão internados em isolamento no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra.

Oferta de leitos
A oferta de leitos por parte do governo do Espírito Santo foi feita após a capital amazonense enfrentar um colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio nos hospitais. A demanda pelo produto cresceu após o recorde de internações.

A transferência de pacientes para outros estados foi uma alternativa para desafogar a demanda na região.

A meta do governo do Amazonas é transferir 235 pacientes para outros estados e 188 já foram transferidos.

Além do Espírito Santo, também já receberam pacientes do Amazonas unidades hospitalares localizadas no Acre, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pará, Goiás, Distrito Federal e Alagoas.

Desde o anúncio da oferta de leitos, o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, garantiu que a medida não iria comprometer o atendimento dos capixabas que precisarem de internação e nem aumentaria o risco de contaminação pela doença no estado.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos