“Vamos ficar ilhados”, diz morador após anúncio de interdição na Ladeira do Calmon

Os moradores remanescentes do bairro de Bebedouro estão preocupados com a interdição da Ladeira do Calmon anunciado pela prefeitura de Maceió nesta semana. De acordo com o Gabinete de Gestão Integrada para Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros), o motivo é que a ladeira se encontra em uma área  de instabilidade do solo na região.

A decisão ocorre depois da atualização do Mapa de Ações Prioritárias que inclui os imóveis situados do lado esquerdo da ladeira à área de alto risco. Esses imóveis terão que ser desocupados e lacrados para dar início à interdição da via, que dá acesso à parte alta da capital.

Para os moradores que ainda não foram incluídos nesta área, ficar no local está cada vez mais complicado. “A gente que ficou no bairro de Bebedouro vai ficar ilhado, isolado. Para ir pro Centro tem que ir pelo Tabuleiro: subir a ladeira da Chã da Jaqueira ou ir pela Santa Amélia e descer pela Durval de Góes Monteiro”, reclama Antônio Domingo, morador de Bebedouro.

De acordo com Gustavo Souza, do GGI dos bairros, a prefeitura ainda não tem uma alternativa para resolver a questão. “Ainda não há uma data para abertura de outra via porque depende de estudos da Defesa Civil, da Secretaria de Infraestrutura e também da SMTT”, disse.

A prefeitura não descarta a possibilidade de abrir nova via ou aproveitar alguma que já existe no local.

Outra reclamação dos moradores diz respeito aos furtos. Criminosos estão aproveitando a evacuação dos imóveis para promover arrombamentos, assaltos e até furtos de fios de cobre de empresas de telefonia e provedores de internet na região. Os casos estão cada vez mais frequentes apesar do policiamento na região.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos