Com 29 deputados e apoiando Rossi, DEM pode abrigar até 20 dissidentes pró-Lira

Câmara dos Deputados

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)

O candidato à presidência da Câmara do Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta terça-feira (26) que deputados do DEM não foram consultados sobre a decisão do partido de apoiar o adversário dele, Baleia Rossi (MDB-SP), nome patrocinado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“Nós estamos conversando bem, vários deputados não foram comunicados da decisão de cúpula (do DEM). Essa eleição é de deputados, eles que vão decidir. Espero ter a maioria no DEM e em outros partidos que ainda não estão com a gente”, afirmou.

O deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), que se reuniu na segunda-feira (25) com Arthur Lira, acompanhado dos outros quatro deputados do partido no estado, disse à CNN que já conta com o comprometimento de voto de 11 dos 29 parlamentares da bancada do Democratas no candidato apoiado pelo governo.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chegou a dizer que 2/3 da bancada vão votar no emedebista Baleia Rossi.

Nascimento contestou e respondeu que “vai ser o contrário, vamos ver quem tem razão. O Lira já tem 11 deputados do DEM, sem contar os que não se manifestaram ainda.”

O deputado Luís Miranda (DEM-DF) foi além. Após um almoço da bancada do Distrito Federal com Arthur Lira nesta terça, ele disse que pelo menos 20 parlamentares do partido estão com o candidato do PP.

“Certeza que eu tenho (é que) nós temos hoje 2/3 dos votos, um pouco mais até, direcionados para o candidato Arthur Lira. Temos hoje 20 deputados declarados. O Democratas não está rachado, tem sua maioria absoluta votando no Arthur Lira.”

Elmar Nascimento disse ainda que o presidente nacional do DEM, ACM Neto, tem evitado se manifestar sobre o assunto porque não quer prejudicar a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência do Senado.

“Ele (ACM Neto) vai deixar acontecer pra não criar marola na disputa do Senado, onde o Rodrigo Pacheco tem o apoio do PT (que na Câmara, apoia Baleia Rossi).”

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos