STF transfere Eustáquio para prisão domiciliar, mas veda visitas e redes sociais

Carlos Moura/SCO/STF

Alexandre de Moraes, em sessão no STF em março deste ano

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu devolver para a prisão domiciliar o jornalista e blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio.

Eustáquio foi preso preventivamente em 18 de dezembro por decisão de Moraes, após desrespeitar regras da prisão domiciliar a que estava submetido antes.

Ao atender ao pedido da defesa, Moraes impôs uma nova leva de restrições ao blogueiro.

  • Oswaldo Eustáquio deverá permanecer em casa, sendo monitorado por tornozeleira eletrônica;
  • Não poderá receber visitas ou dar entrevistas sem autorização judicial;
  • Não poderá conversar com ninguém de uma longa lista de pessoas, que inclui de manifestantes a deputaods e empresários;
  • Não poderá utilizar nenhuma rede social, mesmo através de assessores.

Oswaldo Eustáquio é investigado como parte do inquérito que trata do financiamento e de possíveis beneficiados por atos na Esplanada dos Ministérios, que pregam o fechamento do Congresso e do próprio STF.

A volta do blogueiro à prisão havia sido determinada por Moraes depois que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos confirmou a presença de Eustáquio na sede da pasta, onde ele pretendia ter uma audiência com a ministra Damares Alves.

A ministra não o recebeu. Mas ele ficou por cerca de quatro horas no prédio e foi atendido pela ouvidoria. Foi o próprio ministério quem informou à Justiça de que Eustáquio vinha insistentemente pedindo uma audiência. A pasta questionou se havia autorização para deslocamento de Eustáquio, e a Vara de Execuções Penais informou que não.

“Os fatos são gravíssimos e demonstram que o investigado descumpriu proposital e reiteradamente as restrições impostas, agindo a seu livre arbítrio, rasgando a ordem judicial anteriormente proferida, da qual foi devidamente intimado, e desprezando o regramento legal a que se subordinam todos os cidadãos”, escreveu Moraes, relembrando o episódio do último mês.

Polícia Federal

Na segunda-feira (25), foi enviado ao Supremo um relatório elaborado pela Polícia Federal sobre a investigação.

Segundo apurou a CNN, o relatório não é conclusivo, não tendo encontrado um objeto que justifique que os acusados sejam indiciados. A investigação, no entanto, ainda não foi encerrada.

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos