Família de idosa denuncia fraude em vacinação contra Covid-19 em Maceió

A vacinação contra o novo coronavírus é o marco mais esperado do ano. Em Maceió, a aplicação do imunizante em idosos com mais de 85 anos começou nesta quinta-feira, 28, e já surgiram denúncias de fraude no processo.

Nesta manhã, familiares de uma idosa de 96 anos registraram o exato momento em que a anciã estava recebendo a primeira dose da vacina na tenda montada no estacionamento do Pátio Shopping, no bairro do Benedito Bentes, pela Prefeitura de Maceió. O que seria um momento de felicidade se tornou de grande frustração, já que a família percebeu, após rever o vídeo, que o líquido não tinha sido injetado na idosa, tendo sido apenas simulado pela técnica em enfermagem. Veja o vídeo:

Diante do ocorrido, a família procurou a pessoa responsável pelo ponto de vacinação no Pátio Shopping. “Eu conversei com a coordenadora do Pátio Shopping, que constatou que ela (idosa) não recebeu a vacina. Pediu mil desculpas e disse que foi uma coisa totalmente isolada. Eu tentei mostrar a ela a gravidade da situação. Erros acontecem, mas este é o tipo de erro que não pode acontecer. Estão colocando em risco a vida dos mais idosos. Vovó faz 10 meses que não sai de casa em função disso e por sorte filmamos. Se não, teríamos certeza que estava imunizada. Estávamos comemorando de maneira histórica o que estava acontecendo com ela quando na verdade ela não recebeu nada. Ela mesmo aplicou a dose na vovó e disse que tomaria as medidas necessárias”, disse uma neta da idosa.

Após a denúncia, o Ministério Público Estadual se manifestou sobre o caso e informou que irá instaurar uma denúncia de fato para apurar a atitude da profissional de saúde.

O promotor de Justiça, Paulo Henrique Prado, da  67ª Promotoria de Justiça da Capital, disse – por meio da assessoria de comunicação do MPE – que entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, que confirmou que houve uma falha na vacinação da idosa, mas que já tinha sido regularizada.

A Prefeitura de Maceió, por meio de nota, classificou a situação como caso isolado. Informou ainda que afastou a profissional de saúde e abriu um procedimento administrativo para investigar a conduta da técnica em enfermagem. Além disso, a Prefeitura irá mudar o protocolo de vacinação. A partir de agora, os profissionais de saúde terão que mostrar a seringa com o líquido e vazia após a aplicação. 

Confira nota na íntegra: 

A Prefeitura de Maceió tomou ciência com indignação sobre o caso da servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, ao aplicar uma vacina em uma idosa, não injetou o imunizante. Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa. Informamos ainda que foi determinado o afastamento da profissional envolvida, abertura de processo administrativo para investigação do caso e o acionamento do Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido. A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a covid-19.

Posicionamento do Governo

No final da tarde de hoje, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, se manifestou a respeito do episódio pelas redes sociais. Ele afirmou que solicitou informações a Secretaria Municipal de Saúde e que seguirá dando apoio aos municípios responsáveis pela vacinação de idosos no estado.

Instagram

Nota Sesau-AL

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos