O Palmeiras já está classificado para o novo Supermundial de Clubes da Fifa? Veja o que sabemos até agora

César Greco/SE Palmeiras

Em pelo menos duas entrevistas recentes, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, disse que o time irá disputar o novo “Supermundial de Clubes” da Fifa em 2022. O novo torneio (que estava previsto para 2021, mas teve que ser adiado por causa da pandemia de COVID-19) passará a ter 24 equipes e contará com uma premiação bilionária a ser dividida entre os participantes.

Mas, afinal, o Verdão já está classificado automaticamente para a competição por ter vencido a Conmebol Libertadores de 2020?

Apesar da convicção de Abel, ainda não há tanta certeza assim…

Segundo apurou a ESPN, por enquanto não houve qualquer tipo de comunicação oficial por parte da Fifa à diretoria alviverde.

Ocorreram apenas conversas extraoficiais durante a participação palestrina no último Mundial de Clubes, no Catar, mas sem garantias de nenhum gênero.

Nos bastidores palmeirenses, o assunto é tratado com cautela. A classificação ao “Supermundial” não é dada como assegurada pela alta cúpula alviverde, que prefere não criar expectativas.

No Catar, foram ouvidos indicativos de que a tendência é de que o Verdão esteja, sim, na nova competição da Fifa, mas tudo ainda é observado com cuidado, já que o Palmeiras já teve uma experiência frustrada do gênero.

Em 2001, o clube tinha a promessa de que disputaria o Mundial de Clubes na Espanha, que contaria com Real Madrid, Deportivo La Coruña e Boca Juniors, entre outros times.

No entanto, por problemas de bastidores, o certame não ocorreu, e o Alviverde ficou a ver navios (e cabe ressaltar que a equipe paulista já estava até vendendendo pacotes de viagens para os torcedores).

É justamente por isso que o time do Palestra Itália ainda trata tudo como “conversas”, e só irá criar expectativa de fato quando a situação for oficializada por parte da entidade máxima do futebol.

O QUE DIZEM FIFA E CONMEBOL?

Depois de confirmar a criação do novo “Supermundial de Clubes”, em outubro de 2019, a Fifa silenciou sobre o tema.

Nos últimos meses, não houve qualquer tipo de comunicação oficial sobre o torneio e os critérios para definir os classificados à competição.

A única coisa que se sabe é que, em 2021, ainda haverá o Mundial tradicional, com sete equipes, no Japão.

Já o “Supermundial”, que estava previsto justamente para 2021, na China, e teve que ser adiado pela pandemia de COVID-19, ainda não tem data certa para ocorrer.

Como mostrou o UOL nesta quinta-feira, aliás, o novo calendário divulgado pela entidade máxima do futebol até 2024 complicou bastante a realização do “Supermundial”, já que não há datas previstas para “encaixar” a competição. Ou seja: ele pode sequer ocorrer em 2022 (já que há Copa do Mundo), ficando, talvez, para 2023…

Quanto à Conmebol, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, disse em entrevista exclusiva à ESPN, em novembro de 2019, que estava lutando para que a organização sul-americana tivesse o mesmo número de times que a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) no novo certame da Fifa.

Domínguez ainda assegurou que a classificação ao “Supermundial” será por “mérito esportivo”, e não por convite, baseado no ranking da Conmebol ou na tradição histórica de clubes.

“Até agora não temos certeza do formato que a Fifa apresentará para o torneio. O que posso dizer que é o mérito esportivo para mim parece ser a lógica (de como os participantes serão selecionados). Ou seja: o time que é campeão terá vaga no Mundial de Clubes, isso em qualquer formato”, afirmou.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos