Estátua de Reginaldo Rossi é pichada menos de 20 dias depois de ser inaugurada no Recife

Garrafa de concreto que faz parte da escultura foi vandalizada com tinta vermelha. Obra localizada no Pátio de Santa Cruz foi inaugurada em 2 de fevereiro.

Estátua de Reginaldo Rossi, localizada no Pátio de Santa Cruz, no Recife, foi pichada menos de 20 dias depois de inauguração — Foto: Reprodução/TV Globo

Menos de 20 dias após sua inauguração, a estátua de Reginaldo Rossi, localizada no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife, foi vítima de vandalismo. A escultura do cantor pernambucano, representada em uma mesa de bar, teve uma garrafa de cerveja de concreto vandalizada com tinta vermelha.

A homenagem ao Rei do Brega, falecido em 2013, aos 69 anos, de câncer de pulmão, foi inaugurada no dia 2 de fevereiro. No domingo (21), as letras já estavam escritas na garrafa. Os demais itens da escultura, como o próprio Reginaldo, a mesa, o banco, o microfone e a rosa de concreto estavam intactas.

A estátua faz parte do Circuito da Poesia do Recife, criado para perpetuar o legado de personalidades envolvidas com a arte em Pernambuco. O autor da escultura, Demétrio Albuquerque, passou dois meses para criar a homenagem a Reginaldo Rossi em concreto.

Por meio de nota, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) afirmou que deve enviar uma equipe ao local ainda nesta segunda, para vistoriar a estátua e fazer o levantamento dos serviços necessários para o reparo.

A autarquia também informou que, anualmente, são investidos R$ 2 milhões em consertos referentes a depredações e pichações no Recife, um valor que seria suficiente para construir duas creches ou duas Upinhas, de acordo com a Emlurb.

Outras obras vandalizadas
Em setembro de 2020, a estátua do escritor Ariano Suassuna, localizada na Rua da Aurora, região central do Recife, apareceu quebrada na altura das pernas e caída no chão.

O monumento de 1,8 metro foi inaugurado em 2017. O serviço de recuperação da estátua foi feito pelo artista plástico Demétrio Albuquerque, que assinou, também, a produção da escultura original, confeccionada em cimento estruturado. Os vândalos tinham quebrado as pernas da obra, o que fez com que ela fosse derrubada.

Em novembro a estátua foi devolvida à frente do Teatro do Arraial Ariano Suassuna, no bairro da Boa Vista, na área central da capital pernambucana.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos