Sala de alerta emite aviso de chuvas com possibilidade de alagamentos em AL

Aviso Meteorológico é emitido pela Sala de Alerta para chuvas no litoral e demais regiões de AL

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atualizou, na manhã desta segunda-feira (1), o Aviso Meteorológico emitido no último sábado, destacando que as condições atmosféricas estão favoráveis para a ocorrência chuva, com acumulados significativos no Litoral (atenção especial ao Norte e região metropolitana), Zona da Mata e Baixo São Francisco, durante o dia de hoje.

Segundo o aviso, isso ocorre porque as condições meteorológicas sobre o Oceano Atlântico, próximo ao leste da região Nordeste do Brasil, favorecidas pela intensificação de um Cavado em baixos níveis da atmosfera, está atuando na região. Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado.

O coordenador da Sala de Alerta explicou a diferença entre os avisos emitidos e o que a atualização do mesmo representa. “No sábado foi emitido um aviso para a possibilidade de pancadas de chuva, que acabou não acontecendo. Essa chuva acabou se concentrando em Pernambuco e na Paraíba. Hoje o Aviso Meteorológico mostra um novo sistema meteorológico atuando e pode se estender até a manhã da próxima terça. Essa é uma chuva contínua com tempo bastante fechado que pode ocasionar acumulados de chuvas”, destacou o meteorologista.

Ainda segundo Vinícius o volume de chuva previsto inicialmente não deve impactar nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

Fonte: Assessoria Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos