Conselho de Ética admite sete novas representações para apurar conduta de Daniel Silveira

O Conselho de Ética da Câmara admitiu nesta terça-feira (2) sete novas representações contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso em flagrante por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Seis representações tratam do vídeo que levou à prisão em flagrante do parlamentar no dia 16 de fevereiro.

Instaurada separadamente, outra representação foi protocolada em relação a um vídeo publicado em rede social pelo deputado do PSL, em maio do ano passado, em que o deputado ameaça manifestantes contrários ao governo de Jair Bolsonaro.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o deputado do PSL foi preso em flagrante após ter publicado um vídeo com apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendido a destituição dos ministros do STF, ambas reivindicações inconstitucionais.

Por esse vídeo, o deputado já responde a uma representação formulada pela própria Mesa Diretora. O relator do caso é o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE).

Foi pelo mesmo assunto que o Conselho de Ética instaurou nesta terça-feira outras seis representações, apresentadas por partidos diferentes, que devem tramitar “apensadas” (tramitar conjuntamente) umas às outras.

O deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), vice-presidente do colegiado, anunciou que não haveria novo sorteio dos relatores para esses casos, já que foi feita uma consulta ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a fim de que todos tramitasse conjuntamento com o processo de autoria da Mesa Diretora.

A representação instaurada separadamente é de autoria dos partidos PSB, Rede e PSOL e pede a perda de mandato de Silveira devido a um vídeo publicado no dia 31 de maio pelo deputado em uma rede social.

Segundo a representação, Silveira publicou um vídeo com diversos palavrões para se referir a manifestantes antifascistas, afirmou que no ato havia policiais armados e disse torcer para que um dos manifestantes tomasse um tiro “no meio da caixa do peito”.

No caso desse processo, foi sorteada uma lista tríplice de deputados para que, posteriormente, o presidente do Conselho de Ética, Juscelino Filho (DEM-MA), escolha o relator. São eles: Professora Rosa Neide (PT-MT); Doutora Vanda Milani (Solidariedade-AC); e Carlos Sampaio (PSDB-SP)

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos