Direitos Humanos pede punição “exemplar” de militares para evitar novos casos de agressão


O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos vai oficiar e Corregedoria da Polícia Militar e a Secretaria Estadual da Mulher e Direitos Humanos para apurar a conduta dos policiais que aparecem em um vídeo agredindo dois moradores da cidade de Piaçabuçu, no Litoral Sul de Alagoas.

O presidente do conselho, Magno Alexandre Moura, classificou a atitude dos policiais como truculenta. “Isso depõe contra os direitos humanos e a forma de abordagem depõe contra a ética militar, contra a corporação. Isso é um desserviço a sociedade”, disse.

O Conselho defende que a punição seja exemplar para que desestimular que qualquer integrante da corporação atue na mesma forma desrespeitando os direitos dos cidadãos.

O promotor de justiça do município, Thiago Riff, informou que tomou ciência dos fatos, procurou a Polícia Militar e que vai acompanhar de perto a sindicância aberta pela Corregedoria da PM para apurar o caso.

Hoje pela manhã o Comando da Polícia Militar informou, por meio de nota, que determinou o afastamento, dos envolvidos, do serviço operacional do 11º Batalhão. Confira a nota na íntegra:

A Polícia Militar de Alagoas informa que, tão logo tomou conhecimento do fato, o Comando-Geral da Corporação determinou que o comando do 11º Batalhão retirasse a guarnição do serviço operacional e que a Corregedoria-geral instaurasse o devido procedimento administrativo para apurar a conduta dos militares envolvidos na ocorrência. O Comandante-geral da PM reforça ainda que não corrobora com possíveis desvios de conduta de seus integrantes e as pessoas que se sentirem ofendidas ou prejudicadas em tais situações devem denunciar junto ao órgão correcional da Instituição.

O secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, destacou a medida adotada pelo comando da PM no afastamento dos militares e reforçou que o comportamento destes não reflete a “verdadeira missão dos policiais”. Veja a postagem:

Repercussão na Câmara de Maceió

O assunto também repercutiu na Câmara de Vereadores de Maceió. A vereadora Silvania Barbosa (PRTB) fez uso da palavra e fez duras críticas ao comportamento dos PMs. Durante sua fala, a parlamentar lembrou que a polícia é “o braço armado contra o crime”, mas que ações truculentas “não são pontuais” e que não reconhecer os erros da corporação torna “comparsa” os que acobertam seus crimes.

“A polícia é o braço armado. É nossa proteção contra o crime. É nossa segurança. É a quem recorremos quando a criminalidade bate a nossa porta. Mas quando quem deveria nos proteger são nossas maiores ameaças, a quem recorremos? Não, não é verdade que ações truculentas da polícia militar e condutas equivocadas sejam exceções. Não, não é verdade que são casos pontuais. A Polícia Militar do Brasil abriga homens e mulheres honrados e compromissados com seu dever de resguardar o cidadão. Mas não, não se trata de uma única maçã podre no cesto. Temos que reconhecer, o cesto está podre e precisamos tirar dele as maçãs que se salvam. Enquanto não reconhecermos que o cesto está podre seremos comparsas do crime fardado.”

Silvania cobrou rigor na apuração e disse esperar que sua fala chegue ao conhecimento do secretário de Segurança, Alfredo Gaspar, do governador Renan Filho (MDB), e da Corregedoria da PM. “Espero que o secretário de Segurança Pública, que a Corregedoria da polícia e que o governador tomem conhecimento da minha fala. Espero mais ainda, que a minha fala não seja distorcida e usada para, mais uma vez, acobertar a má conduta de muitos PMs. Que ela não seja usada como cortina de fumaça para abafar os absurdos de muitos membros da corporação. Que ela sirva de reflexão e gere, no alto escalão da PM, o sentimento de autocrítica e o desejo da manter honrada a farda da nossa briosa. Certamente não é acobertando crimes internos que honraremos a farda da PM alagoana e nem garantiremos a segurança do nosso povo. Policial bom, é policial honesto, equilibrado e mentalmente capaz de portar uma arma. Aos deslumbrados pelo poder e pela violência gratuita, desejo um grande adeus da corporação. Maçãs podres não merecem a honra de usar essa farda”, ressaltou a parlamentar que informou irá apresentar na Casa uma nota de repúdio aos PMs envolvido no caso.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos