Conselho denuncia falsa nutricionista que atuava em Maceió

iStock

O Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6) apresentou, esta semana, queixa-crime contra uma falsa nutricionista, que mora na cidade de Maceió, em Alagoas.

De acordo com a denúncia, a mulher prescrevia dietas e fazia atendimentos nutricionais nas redes sociais. Contudo, ela estaria exercendo ilegalmente a profissão.

O presidente do CRN-6, Samuel Paulino, e a conselheira Isabel Gazzaneo,  estiveram ontem (04) na Divisão Especial de Investigações e Capturas da Polícia Civil de Alagoas para denunciar o caso. No documento entregue à Polícia Civil, o Conselho apresentou uma série de ações e relatos que apontam a prática da contravenção penal.

Segundo informações do Conselho, a prescrição dietética é uma atividade privativa do nutricionista, conforme a Lei Federal N° 8.234/91. “O nutricionista é o profissional que cuida da saúde de maneira global, com protocolos, estratégias, considerando plenamente a individualidade dos indivíduos. E a prescrição dietética é prática privativa do nutricionista, aquele graduado e com registro ativo no Conselho de Classe, como diz a Lei Federal n° 8234/91. Além disso, a prescrição de dietética sem o menor conhecimento técnico-científico é um crime contra a saúde pública”, explica o presidente do CRN-6, Samuel Paulino.

Falsos nutricionais também foram identificados pelo CRN-6 nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Aqueles que exercem ilegalmente uma profissão pode ser preso de 15 dias a três meses e ainda pagar multa.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos