Nota técnica define critério da vacinação de portadores de comorbidades; Entenda

Uma nota técnica conjunta, assinada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas e Governo do Estado estabelece os critérios da vacinação dos portadores de comorbidades. Na última quarta (14), o governador Renan Filho (MDB) anunciou que este deve ser o novo grupo prioritário vacinado no Estado. A autenticidade da nota foi atestada pela Secretaria de Estado da Saúde.

Seguindo o Plano Nacional de Operacionalização de Vacinas, serão vacinadas pessoas entre 18 e 59 anos que sejam portadoras de diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial em diferentes condições, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática. (Veja quadro final da matéria).

Ainda de acordo com a Nota Técnica, são projetados 254.421 pessoas com comorbidades em Alagoas. Entre os documentos considerados para efeito de comprovação da comorbidades estão:

  • Prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifica a imunização;
  • Exames específicos que estabelecem o diagnóstico;
  • Relatório médico;
  • Receitas para terapêutica específica de condições descritas;
  • Cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde.

Durante a entrevista coletiva, o chefe do Executivo Estadual já havia informado que os técnicos estavam ultimando os preparativos para a divulgação do cronograma destes grupos de pessoas. O Estado aguarda a chegada de cerca de 120 mil doses de vacinas, sendo 75% da AstraZeneca e as demais CoronaVac. RELEMBRE AQUI.

LEIA TAMBÉM

Covid-19: AL registra mais 24 mortes e confirma 789 novos casos da doença

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos