Entidades reagem a pastor alagoano que ironizou pedidos de orações por Paulo Gustavo

Religioso escreveu em suas redes sociais: 'Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si', referindo-se ao ator que está internado com Covid-19

O Grupo Gay de Alagoas e outras entidades se manifestaram nesta sexta-feira, 16, a respeito do  post feito nas redes sociais pelo pastor alagoano José Olímpio, sobre o estado de saúde do ator Paulo Gustavo, internado em estado crítico devido a complicações da Covid-19. As representações querem que o religioso responda a uma ação penal pela prática de racismo.

Na publicação feita ontem (15), em seu perfil do Instagram, o líder religioso, que congrega na Igreja Assembleia de Deus da Missão de Alagoas, compartilhou trecho de um filme no qual Paulo Gustavo atuou e comentou: “Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza. E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si”.

Reprodução /Instagram

Post de pastor alagoano sobre o ator Paulo Gustavo

Após a grande repercussão, o pastor apagou a publicação, mas prints do conteúdo já circulavam em aplicativos de troca de mensagens.

Em nota, as instituições LGBTQIA + e defensoras dos direitos humanos de Alagoas informam que farão um B.O contra o pastor na próxima terça-feira (20) e acionarão o Ministério Público Estadual (MPEAL) e a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) para moverem uma ação civil pública contra o líder religioso.

Além de repudiar postura adotada, as entidades pedem, ainda, posicionamento das instituições religiosas envolvidas no caso.

“Suas falas levaram Alagoas a ser destaque em todo o Brasil. As declarações feitas por este líder da Assembleia de Deus em Alagoas, alegando estar orando para que Paulo Gustavo morresse, indignou milhares de pessoas e revoltou as lideranças LGBTQIA + alagoanas e de todo o país”, diz parte da publicação.

Leia na íntegra a Carta de Repúdio escrita pelas Instituições LGBTQIA + de Alagoas:

CARTA DE REPÚDIO ÀS AGRESSÕES PROFERIDAS POR LÍDER RELIGIOSO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ALAGOAS

Instituições LGBTQIA + e outras defensoras de direitos humanos de todo o país, vêm a público manifestar seu repúdio à  agressão motivada por homofobia, escarrada pelo líder religioso da Assembleia de Deus em Alagoas – pastor José Olímpio, no dia de ontem, quinta-feira, 15/04, na página oficial do Instagram do pastor.

O ato criminoso de violência, praticado por este líder religioso, contra o ator Paulo Gustavo, que se encontra internado em virtude de problemas de saúde causadas pelo COVID-19, problema sério de saúde pública e sanitária mundial, fere severamente não só Paulo, mas todas as vítimas da doença, a comunidade LGBTQIA +, classe artística e a todos os cidadãos que tenham bom senso e sintam empatia por seu próximo.

A intolerância e o conservadorismo, observados não apenas em crimes de ódio como este, mas também em discursos e práticas preconceituosas, presentes em diversas instâncias do cotidiano brasileiro atual, causam sérios problemas à ordem pública democrática deste país e entristece-nos saber que este não é um caso isolado, mas apenas um dos tantos casos de crimes motivados por homofobia e LGBTfobia no Brasil, como foi o atentado de ontem, 15 de abril de 2021, a honra de Paulo Gustavo e todos os cidadãos decentes e de caráter ilibado deste país.

É urgente que crimes como este, motivados por homofobia, sejam enquadrados da tipificação da LGBTfobia, na lei de combate ao racismo, e que punições mais rigorosas sejam tomadas  contra condutas homofóbicas e atos discriminatórios.

Fora o tratamento jurídico específico para tais crimes, reconhecendo sua  especificidade, compreendemos ainda que apenas através da educação é que poderemos construir um país mais tolerante à diversidade sexual,  de gênero, religiosa, de pensamento, política, étnica, social e cultural.

Por fim, manifestamos nosso apoio e solidariedade ao ator Paulo Gustavo e a todos que se sentiram feridos e magoados com a fala criminosa do pastor, ao mesmo tempo comunicamos oficialmente que medidas judiciais serão tomadas contra o pastor José Olímpio – líder religioso da Assembleia de Deus em Alagoas.

Maceió, 16 de abril de 2021.
Assinam esta carta:
Nildo Correia – GGAL,
Kamila Emanuele – CAERR,
Givanildo Lima – ARTGAY/AL,
Aliança Nacional LGBT – Toni Reis
Rede Gay Brasil – Fábio de Jesus
Messias Mendonça – GGM
Rosaly Damião – INCVF/AL
Isadora Padilha –  Movimento dos Povos das Lagoas
Ticiane Simões – Ateliê Ambrosina
Wilza Rosa – CAVIDA
Marcelo Nascimento – Bacharel em Direito, ativista em Direitos Humanos e  Fundador do Movimento LGBTI+ em Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos