Aprovados no Sisu são convocados para pré-matrícula a na Ufal

A Copeve divulgou nesta segunda-feira (19) a lista dos classificados no Sisu 2021.1 e a convocação para que os 2.905 aprovados entre as vagas dos 82 cursos de graduação façam a pré-matrícula na Universidade Federal de Alagoas. O prazo para envio da documentação obrigatória é de 20 a 23 de abril, no site da Copeve.

Por causa da pandemia, os candidatos não precisarão se deslocar até os campi para realizar a pré-matrícula. Esta etapa é eliminatória e totalmente digital, por meio do envio eletrônico dos documentos exigidos para ampla concorrência e específicos para a Reserva de Vagas/Critério Regional.

Os candidatos convocados na Chamara Regular devem seguir um passo a passo que inicia na preparação da documentação. No site da Copeve é preciso clicar em ‘Pré-matricula’ para abrir a tela que direciona para um Questionário Social e, só depois de responder, os alunos podem anexar os arquivos. Só serão aceitos os formatos PDF ou JPG e, cada um deles deve ser renomeado, indicando o nome do documento e o nome do candidato.

Por exemplo: “Foto 3×4 – nome do candidato.jpg”; “Certificado do Ensino Médio – nome do candidato.pdf”. Feito isso, o prazo para clicar em ‘Finalizar Envio’ encerra às 23h59 do dia 23 de abril. Até lá, é possível conferir os documentos que já foram anexados, bem como excluir, adicionar ou substituir qualquer arquivo.

“Quando os candidatos finalizarem, a tela seguinte é para impressão do comprovante de envio dos documentos. Finalizou o envio e apareceu esse comprovante, eles podem ficar sossegados porque todos os documentos já foram enviados”, explicou o responsável pelo Sisu na Ufal, Zeuxis Morais sobre a validação dessa etapa.

A partir daí, a documentação comum a todos vai ser analisada por uma Banca Examinadora e os documentos comprobatórios para os candidatos concorrentes às vagas de cotas das demandas 2, 2-PcD, 4 ou 4-PcD, que se autodeclararem Negros também vão passar por uma Banca de Validação da Autodeclaração Étnico-racial.

Resultados e recursos

O resultado preliminar da análise dos documentos vai ser publicado no dia 29 de abril e quem tiver a pré-matrícula indeferida pode entrar com recurso. Basta preencher um formulário eletrônico disponível no Anexo 3 do edital e realizar o envio de novos documentos para substituir os que foram inicialmente indeferidos. O prazo para isso é de 30 de abril a 3 de maio.

As respostas dos recursos serão divulgadas junto com o resultado final do processo de análise de documentos, no dia 5 de maio. A matrícula só será efetivada e a vaga garantida após assinatura eletrônica na Ata de Confirmação de Matrícula, numa segunda etapa, quando iniciar o período letivo 2021.1.

Vagas remanescentes

Até o dia 23 de abril os candidatos que não foram classificados na Chamada Regular do Sisu 2021.1 podem manifestar interesse em participar da Lista de Espera da Ufal. Havendo vagas remanescentes, a Universidade vai convocar para pré-matrícula, em Segunda Chamada, os candidatos suplentes.

Se liga no calendário
Publicação do Edital de Pré-matrícula: 19/04 no site da Copeve
Envio dos Arquivos de Matrícula: 00h00 de 20/4 às 23h59 de 23/4
Resultado Preliminar da Análise dos Documentos: 29/04
Recursos: 30/04 a 03/05
Resultado Final: 05/05

Link: https://ufal.br/ufal/noticias/2021/4/classificados-no-sisu-estao-convocados-para-pre-matricula-da-ufal

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos